França planeia criar fundo para ressegurar danos causados em protestos
A iniciativa iria assegurar cobertura até um máximo de 775 milhões de euros por ano. No entanto, a força da sua atuação dependeria da quota de mercado de cada seguradora e da gravidade das perdas.
O Estado francês e as seguradoras estão a ponderar criar um fundo de resseguro com garantia pública para danos relacionados com protestos, avançou o jornal francês Les Echos.
A iniciativa iria assegurar cobertura até um máximo de 775 milhões de euros por ano. No entanto, a força da sua atuação dependeria da quota de mercado de cada seguradora e da gravidade das perdas.
Portanto, o fundo assumiria 20% das indemnizações, deixando os restantes 80% às seguradoras em sinistros de menor gravidade. Já em danos de maior gravidade, a lógica inverte-se com uma cobertura de 80% a cargo do fundo de garantia.
Além deste fundo, as seguradoras continuariam a recorrer a contratos de resseguro privado e podem ainda contar com o ressegurador público francês Caisse Centrale de Réassurance (CCR) beneficiando da garantia estatal.
O fundo seria sustentado por uma uma taxa adicional de 5% aos contratos de seguros particulares que seria introduzido no fundo.
O projeto deverá constar no próximo orçamento de estado. Segundo indica o jornal económico, a queda do governo François Bayrou e a nomeação de Sébastien Lecornu não elimina o objetivo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
França planeia criar fundo para ressegurar danos causados em protestos
{{ noCommentsLabel }}