Desconvocada greve nos aeroportos. Sindicato critica serviços mínimos

Sindicatos cancelaram a greve na Menzies Aviation com críticas aos serviços mínimos. Paralisação iria prolongar-se até 2 de janeiro.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) e o Sindicato dos Transportes (ST) desconvocaram a greve agendada até 2 de janeiro na Menzies Aviation, a empresa que realiza a assistência em escala da maioria das companhias aéreas que operam nos aeroportos portugueses.

O SIMA cancelou o pré-aviso por entender que não estão reunidas as condições para que os trabalhadores possam exercer condignamente o seu direito à greve, se atendermos à mais recente decisão do Tribunal Arbitral que, em nosso atender, resultou num verdadeiro atentado ao direito à greve dos trabalhadores portugueses em geral е daquela empresa em particular”, afirma a estrutura sindical numa comunicação a que o ECO teve acesso. O ST também comunicou o cancelamento.

A paralisação foi convocada em agosto pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins e pelo Sindicato dos Transportes e abrangia vários períodos intercalados entre as 0h00 de dia 3 de setembro de 2025 e as 24h00 do dia 2 de janeiro, num total de 76 dias, incluindo fins de semana, Natal e Ano Novo.

O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social determinou no final de agosto “a realização de todos os serviços de assistência em escala, para cada um dos dias de greve durante todo o período de greve decretado pelo SIMA e ST aos voos diários realizados pelas companhias aéreas assistidas pela SPdH [designação societária da Menzies Portugal], assegurando-se 100% dos serviços de e para o Continente e Regiões Autónomas e 35% dos restantes destinos“.

Face ao impacto muito reduzido, o SIMA avançou com a desconvocação daquela a que chegou a chamar “a maior greve da história da aviação portuguesa”.

(Notícia atualizada no dia 18 de setembro às 9h18 com informação do cancelamento da greve também pelo Sindicato dos Transportes)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desconvocada greve nos aeroportos. Sindicato critica serviços mínimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião