Geração Z no Canadá valoriza seguro de vida, mas não adere

  • ECO Seguros
  • 18 Setembro 2025

O peso das dívidas e a falta de informação clara afastam os jovens dos seguros. Peritos defendem que as seguradoras têm uma oportunidade para diminuir os obstáculos.

A geração mais jovem de adultos no Canadá está a lidar com níveis elevados de preocupação financeira, mas muitos continuam sem recorrer ao seguro de vida como forma de proteção apesar de a valorizarem como garantia financeira e fonte de tranquilidade. A conclusão é de um estudo recente da Blue Cross Life Insurance, divulgado pelo jornal Insurance Business.

De acordo com a investigação, quase nove em cada dez jovens da Geração Z (89%) reportaram níveis acrescidos de stress no último ano, muito acima da média da população em geral, que se situou nos 66%. Entre estes, mais de 90% reconhecem os riscos de permanecerem sem cobertura e admitem que a contratação precoce de um seguro de vida seria fundamental para acompanhar etapas como casar, adquirir casa ou constituir família.

Contudo, apesar desta consciência, mais de metade dos jovens (54%) não tem qualquer plano de subscrever um seguro e cerca de um terço depende exclusivamente da cobertura oferecida pelos empregadores. O estudo alerta que esta solução pode revelar-se frágil: 89% dos inquiridos com seguros de trabalho temem que a proteção não seja suficiente e mais de metade receia perdê-la em caso de mudança de emprego.

Os resultados sublinham que o custo, o peso das dívidas e a falta de informação clara são os principais fatores que travam a decisão. Peritos citados pelo estudo defendem que as seguradoras têm aqui uma oportunidade clara: simplificar os produtos, criar soluções mais acessíveis e transmitir melhor a ligação entre proteção financeira e bem-estar mental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Geração Z no Canadá valoriza seguro de vida, mas não adere

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião