Mourinho regressa ao Benfica 25 anos depois. “Não venho para celebrar a minha carreira”
José Mourinho regressa ao Benfica 25 anos depois. "Não venho para celebrar a carreira", assegura. Rui Costa recusa que contratação do técnico português seja "cartada" para as eleições.
José Mourinho é o novo treinador do Benfica. Cerca de 25 anos depois, o técnico português está de regresso ao comando dos encarnados, que diz ser “um dos maiores clubes do mundo”, mas promete aos adeptos que não vem para “celebrar a carreira”.
“Sou o treinador de um dos maiores clubes do mundo e quero fechar-me nisto. Quero centrar-me no prazer de me focar em algo que é verdadeiramente apaixonante. Não venho para celebrar a minha carreira“, afirmou José Mourinho, 62 anos, em conferência de imprensa a partir do centro de treinos no Seixal.
Não prometeu ganhar o campeonato, como o fez quando foi contratado pelo FC Porto em 2023, mas assegurou que o “Benfica tem todas as condições para ganhar o campeonato”.
“Partimos praticamente da estaca zero. Promessa não, mas a convicção de que podemos e devemos, isso não escondo”, atirou o treinador de 62 anos.
Em comunicado, enviado ao mercado, o Benfica oficializou a contratação de José Mourinho até ao final da presente temporada, revelando que dez dias após o último jogo da época, “nas mesmas condições, tanto a SAD como o treinador poderão optar por não dar continuidade ao contrato para a época desportiva 2026/27“.
Mourinho, que já estará no banco do Benfica na deslocação ao campo do AVS no próximo sábado, declarou aos jornalistas que tem “o desejo de cumprir os dois anos de contrato com o Benfica”, onde espera “ser bem-sucedido”.
“Ter êxito é ganhar competições”, afirmou, apontando às provas domésticas em que as ‘águias’ participam.

Cartada? “Risco seria não ter um treinador sem esta capacidade”
Ao lado de Mourinho, o presidente do Benfica, Rui Costa, elogiou o treinador e recusou que seja uma cartada com vista às eleições do próximo mês. “Dispensa apresentação. É um grande orgulho fazer voltar a uma casa que bem conhece um dos treinadores mais conceituados a nível mundial. Queríamos um treinador que fosse ganhador. Dificilmente encontraríamos alguém com um currículo mais vasto”, afirmou.
“Quando se fala se era cartada ou não, o risco grande da época era não ter um treinador sem esta experiência, sem esta capacidade, sem esta qualidade e chegasse ao Benfica num período como este, e não tivesse a bagagem suficiente para se alhear de uma situação destas e dar uma época como perdida quando ainda está no início”, respondeu.
Mourinho, que no último quarto de século acumulou 26 títulos nacionais e internacionais, como a Champions League, a Liga Europa e a Conference League, chega à Luz depois da saída de Bruno Lage, na sequência da derrota com os azeris do Qarabag por 2-3 para a Liga dos Campeões.
O Benfica ocupa a sexta posição da Liga com 10 pontos com quatro jogos realizados, e está a cinco pontos do rival FC Porto, que tem mais uma partida.
(notícia atualizada às 16h19)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mourinho regressa ao Benfica 25 anos depois. “Não venho para celebrar a minha carreira”
{{ noCommentsLabel }}