Ryanair anuncia quatro novas rotas em Portugal e critica processo de venda da TAP

  • Lusa e ECO
  • 18 Setembro 2025

Novas rotas da companhia aérea low cost têm como origem Porto, Faro e Funchal, deixando Lisboa de fora. Michael O’leary volta a defender aeroporto no Montijo e venda de 100% da TAP.

O presidente executivo da Ryanair, Michael O’leary, anunciou esta quinta-feira novas rotas em Portugal para o inverno e reiterou as críticas ao modelo de venda da TAP e ao processo do novo aeroporto.

As novas rotas da companhia têm como origem Porto (e destino a Gotemburgo e Varsóvia), Faro (rumo a Cracóvia) e Funchal (para Shannon). A companhia deixa de fora Lisboa, pois, segundo o CEO da Ryanair, a ANA admite ter atingido a capacidade máxima na capital do país.

No entanto, O’leary insiste que o aeroporto de Lisboa tem capacidade para mais tráfego, se lhe fossem concedidos os slots (autorizações de descolagem e aterragem) que a TAP não usa.

Por outro lado, o gestor ressalvou que a solução do aeroporto do Montijo como nova infraestrutura aeroportuária em Lisboa seria mais viável do que Alcochete na medida em que estaria operacional mais rapidamente.

Em relação à privatização da TAP, o CEO defendeu a venda de 100% da transportadora aérea portuguesa, lembrando que outras companhias aéreas nacionais europeias também foram vendidas na totalidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ryanair anuncia quatro novas rotas em Portugal e critica processo de venda da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião