Hoje nas notícias: reformados, notas e refinaria de lítio
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Um estudo do Banco de Portugal revela que os reformados viram o seu poder de compra aumentar em média 9,8% no espaço de uma década. O Ministério Público vai pedir ao Banco de Portugal informações sobre a origem de cada uma das 1.994 notas apreendidas no escritório de Vítor Escária, então chefe de gabinete do primeiro-ministro António Costa, no âmbito da Operação Influencer. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.
Poder de compra dos pensionistas cresceu 10% numa década
No espaço de 10 anos, os reformados viram o seu poder de compra aumentar em média 9,8%, segundo um estudo do Banco de Portugal. Depois do período da troika, em que houve cortes e congelamentos, nos últimos anos os desvios têm sempre sido em benefício dos pensionistas, que, ano após ano, vão somando novos brindes. O estudo revela que, se se aplicassem apenas as regras de atualização que estão vertidas na lei, os pensionistas do regime geral da Segurança Social teriam enfrentado uma perda real no valor das suas pensões na casa dos 0,6%. Contudo, entre 2015 e 2024, os cortes do período de ajustamento foram levantados (nomeadamente a contribuição extraordinária de solidariedade, que penalizou as pensões médias e altas) e vários brindes foram sendo adicionados.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)
MP quer saber origem das 1.994 notas apreendidas a Escária
O Ministério Público (MP) vai pedir ao Banco de Portugal informações sobre a origem de cada uma das 1.994 notas, de 20 e 50 euros, apreendidas em novembro de 2023 no escritório de Vítor Escária, então chefe de gabinete do primeiro-ministro António Costa, no âmbito da Operação Influencer. O objetivo é perceber onde foram produzidas e de que maneira foram distribuídas essas notas, nomeadamente, para que banco foram canalizadas, quem as levantou ou depositou. A diligência é assumida pelo MP em resposta a um requerimento apresentado por Vítor Escária, que tentava que o tribunal lhe devolvesse os 75.800 euros que tinham sido encontrados no seu gabinete, mas os procuradores do caso opuseram-se à devolução do dinheiro.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Refinaria de lítio de Estarreja já fala com BMW, Stellantis e CATL
O LiftOne, unidade de produção de hidróxido de lítio que vai ficar localizada em Estarreja, no distrito de Aveiro, deverá criar 150 postos de trabalho e ter um investimento de cerca de 450 milhões de euros. Entre os potenciais clientes desta refinaria incluem-se a BMW, a Stellantis e a CATL (produtora chinesa de baterias), segundo afirmou, em declarações à margem da conferência da Fastmarkets, em Lisboa, o diretor da área tecnológica da Lifthium, Bart Packer. Sobre o financiamento, disse que a empresa está “numa fase avançada da discussão com os bancos”. “Temos vindo a falar com vários bancos desde há dois anos, como o Santander e também o Banco Europeu de Investimento e alguns nacionais”, nomeou, assinalando que outra parte do financiamento vai ter origem em capital dos acionistas da Lifthium, o Grupo José de Mello e a Bondalti.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Notários defendem isenção de IRS na venda de casas de heranças
A Ordem dos Notários defende que a venda de um imóvel herdado ou a alienação de um quinhão hereditário que inclua imóveis devem ter um tratamento igual no que toca à fatura fiscal, uma vez que “estão em causa realidades muito similares”. Face ao imbróglio que se criou com o recente acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) acerca da venda de partes de uma herança, o bastonário Jorge Batista da Silva propõe a criação de um incentivo fiscal que isente ambos os casos do pagamento de IRS sobre as mais-valias, considerando que, além de garantir a equidade, seria uma forma de desbloquear processos de inventário que se acumulam e, também, de trazer mais casas para o mercado habitacional. A medida consta das propostas que a Ordem dos Notários vai apresentar ao Governo no âmbito do debate da proposta de Orçamento do Estado para 2026.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Governo sombra de Ventura tem Rui Gomes da Silva na Justiça e ex-PSD na Reforma do Estado
André Ventura revelou, em entrevista ao Now, os primeiros quatro nomes do Governo sombra do Chega, cuja criação prometera após as legislativas de 18 de maio. O independente Jorge Cid, médico-veterinário, que foi bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários durante 12 anos, é a escolha para a pasta da Agricultura. Horácio Costa, antigo diretor do serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva do Hospital de Vila Nova de Gaia, fica com a pasta da Saúde. Para a Administração Interna, o escolhido é Fernando Silva, professor de Direito Penal na Universidade Autónoma de Lisboa, enquanto Teresa Nogueira Pinto, mestre em Relações Internacionais e Doutorada em Ciência Política pela Universidade Católica Portuguesa, vai para a Cultura. Outros dois nomes, avançados pelo Observador, são o de Rui Gomes da Silva — que foi ministro dos Assuntos Parlamentares e ministro-Adjunto no Governo de Pedro Santana Lopes e deputado do PSD durante vários anos — para a pasta da Justiça, e Miguel Corte Real (que liderou a bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto e é o atual cabeça-de-lista às eleições autárquicas pelo Chega no Porto) para a Reforma do Estado.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: reformados, notas e refinaria de lítio
{{ noCommentsLabel }}