Atividade na Zona Euro cresce ao ritmo mais elevado em 16 meses

Bom desempenho do setor dos serviços na Alemanha em setembro compensou a quebra registada em França. ING antecipa um terceiro trimestre "razoável" para o bloco da moeda única.

A atividade do setor privado cresceu em setembro ao ritmo mais elevado dos últimos 16 meses, indica a estimativa rápida do inquérito da S&P Global aos gestores de encomendas (PMI, na sigla em ingês).

O índice compósito da Zona Euro subiu de 51 pontos em agosto para 51,2 em setembro, situando-se acima da marca dos 50 pontos, que separa a expansão da contração da atividade.

O desempenho positivo deveu-se ao setor dos serviços, onde o indicador passou de 50,9 para 51,4 pontos, o ritmo mais alto em nove meses. Já na indústria verificou-se uma travagem, com o índice a cair para os 49,4 pontos.

“A atividade empresarial continuou a aumentar na Zona Euro durante setembro, de acordo com os dados provisórios do inquérito PMI, dando continuidade à tendência observada desde o início de 2025. Dito isto, as novas encomendas não conseguiram manter o crescimento registado em agosto e permaneceram inalteradas ao longo do mês”, assinala a S&P Global em comunicado.

A aceleração da atividade no setor privado registada em setembro reflete o bom desempenho da economia alemã, onde o indicador compósito saltou para os 52,4 pontos, impulsionado pela componente dos serviços.

O mês em que França viu cair mais um Governo e agudizarem-se os receios sobre as contas públicas ficou marcado por uma quebra da atividade, com o índice a cair para os 48,4 pontos em setembro.

“A indústria transformadora inverteu a tendência, caindo para o nível mais baixo dos últimos três meses. No entanto, a atividade empresarial do setor dos serviços aumentou de forma significativa, mantendo o PMI num nível associado a um crescimento moderado. Isso completa um trimestre razoável para a economia da Zona Euro, apesar da turbulência global significativa”, afirma o ING numa nota divulgada esta manhã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade na Zona Euro cresce ao ritmo mais elevado em 16 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião