Taxa de poupança das famílias sobe para 12,6% no segundo trimestre
Aumento dos rendimentos levou a uma recuperação do nível de poupança das famílias no segundo trimestre, após um ligeiro recuo no arranque do ano.
A taxa de poupança das famílias subiu no segundo trimestre, fixando-se nos 12,6% do rendimento disponível, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em relação ao trimestre anterior, registou-se uma subida de 0,2 pontos percentuais, assinalando uma recuperação após o ligeiro recuo verificado no início do ano.
Embora as despesas de consumo final tenham aumentado 1,4%, o rendimento disponível das famílias registou um crescimento superior, de 1,5%, dinâmica que explica a recuperação do nível de poupança entre abril e junho, mostram os dados do INE.
O gabinete de estatísticas explica que as variáveis aqui apresentadas estão em termos nominais, o que, no caso do consumo final, significa que a sua evolução é também influenciada pelo crescimento dos preços. “Em termos reais, o consumo final aumentou 0,7% no ano acabado no segundo trimestre de 2025“, adianta o INE.
O rendimento disponível bruto das famílias atingiu os 19,3 mil euros no segundo trimestre, mais 1,2% em comparação com o trimestre anterior.
No mesmo período, o investimento das famílias, que corresponde sobretudo ao património relativo à habitação, registou um aumento de 4,3%. A taxa de investimento das famílias, medida através do rácio entre a Formação Bruta de Capital Fixo e o rendimento disponível, atingiu os 6%, mais 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior.
(notícia atualizada às 11h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de poupança das famílias sobe para 12,6% no segundo trimestre
{{ noCommentsLabel }}