Rui Moreira cede terreno para novo pavilhão do FC Porto no último dia à frente da Câmara

Além da cedência do terreno por 70 anos, acordo inclui contrato-programa com comparticipação financeira acima do meio milhão de euros. Clube paga “valor simbólico" de 50 euros nos primeiros anos.

Rui Moreira e André Villas-Boas vão assinar esta sexta-feira um acordo para a transmissão do direito de superfície do terreno afeto à desativada Escola Ramalho Ortigão para a construção de um novo pavilhão multidesportivo.

Além da cedência do terreno por um período de 70 anos, este acordo inclui um Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo que prevê uma comparticipação financeira que ascende aos 525 mil euros.

Durante os primeiros quatro anos, o clube vai pagar ao município um “valor simbólico” de 50 euros, que sobe depois para quase 11 mil euros.

André Villas-Boas, presidente do FC PortoJOSÉ COELHO/LUSA 7 maio, 2025

A assinatura da escritura, nos Paços do Concelho, está agendada para a tarde desta sexta-feira, 10 de outubro. precisamente o último dia do independente Rui Moreira à frente da autarquia, antes de os portuenses irem às urnas no domingo para escolher o seu sucessor.

A nota de agenda enviada às redações refere que o novo equipamento permitirá ao clube acolher todos os seus escalões de formação, alargar a prática desportiva a mais munícipes, nomeadamente no que se refere à vertente do desporto feminino, e incrementar a oferta de desporto adaptado.

A antiga Escola Ramalho Ortigão fica situada na Rua do Dr. Sousa Avides, perto das Piscinas da Campanhã que já são utilizadas pelo FC Porto, “o que permitirá potenciar sinergias operacionais”, sublinha a autarquia, notando ainda que nas imediações está igualmente em curso a empreitada do Campo Municipal de Campanhã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Moreira cede terreno para novo pavilhão do FC Porto no último dia à frente da Câmara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião