Alemã Dachser ‘liga’ hub tecnológico do Porto na torre da Ageas no Nó de Francos
Gigante da logística arrenda último espaço disponível com 750 metros quadrados no edifício Icon Douro, que desde o verão de 2022 concentra a equipa da seguradora Ageas na cidade Invicta.
A gigante alemã da logística Dachser instalou o novo hub de tecnologias de informação do grupo no Porto num escritório com 750 metros quadrados localizado no piso 2 do edifício Icon Douro, construído pela Civilria junto ao Nó de Francos e que é propriedade da seguradora Ageas.
O segundo maior centro digital do grupo germânico a nível global – tem outros em Espanha, França, Alemanha, Hong Kong e EUA, sendo o maior o da sede de Kempten – arrancou há quase um ano em instalações provisórias, com uma previsão de criar, pelo menos, uma centena de postos de trabalho até ao final de 2026.
O grupo indicou, entretanto, que este novo espaço passa a acolher os atuais 67 colaboradores de oito nacionalidades. Até final de 2025, deve passar a ter 90 elementos. A equipa instalada na Invicta abrange áreas como engenharia de software, desenvolvimento front-end e back-end, design de interface e experiência do utilizador (UI/UX), análise de dados, controlo de qualidade, infraestrutura em cloud e gestão de projetos.

“A criação do novo Corporate IT Hub no Porto vem apoiar a implementação da estratégia global de digitalização. A partir do Icon Douro, as nossas equipas irão contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras que otimizam os nossos serviços logísticos e apoiam o crescimento sustentado dos nossos clientes em todo o mundo”, diz Ralf Morawietz, CIO da Dachser.
Citado em comunicado, o Managing Director European Logistics Iberia da Dachser, Celestino Silva, assinala que “este investimento não só reforça a presença de Portugal na rede global” do grupo, como “sublinha a importância da região do Porto enquanto polo tecnológico de referência na Europa”. “Estamos a contribuir para o dinamismo económico e tecnológico da região”, completa.
A instalação do Dachser Corporate IT Hub Portugal no edifício Icon Douro ficou a cargo da consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W), no âmbito do mandato de comercialização de dois pisos deste edifício, que a partir do verão de 2022 concentrou as equipas da Ageas no Porto. O grupo alemão arrendou o último espaço disponível.
![]()
Desenhado pelo arquiteto Luís Pedro Silva, este megaprojeto imobiliário na Invicta é composto por dois edifícios de escritórios com mais de 22.000 metros quadrados e 168 unidades de service apartments. Localizado junto à VCI e à avenida AEP, foi distinguido como “Melhor Edifício de Escritórios” nos Prémios Nacionais do Imobiliário 2023 e nomeado ao “Edifício do Ano 2024” do ArchDaily.
Maria João Pinto, Head of Office Agency Porto na C&W, apresenta o Icon Douro como “um edifício com uma arquitetura singular e um edifício de elevada qualidade”. “A completude dos serviços prestados pela gestão do edifício (várias salas de reunião, auditório, restaurante e cafetaria exclusivos, serviços de facility prestados aos seus ocupantes, entre outros) tornam-no muito atrativo, proporcionando uma excelente experiência de trabalho”, descreve.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemã Dachser ‘liga’ hub tecnológico do Porto na torre da Ageas no Nó de Francos
{{ noCommentsLabel }}