Marcelo promulga novo modelo para as urgências regionais

  • ECO
  • 8 Janeiro 2026

Presidente da República acabou por promulgar o novo modelo para as urgências, depois de "introduzidas alterações propostas ao Governo".

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou, esta quinta-feira, que promulgou o diploma que reorganiza as urgências regionais depois do Governo ter introduzido as “alterações propostas” por Belém. A decisão do Presidente da República surge no dia em voltou a polémica à pasta da Saúde, com várias pressões políticas para a demissão da ministra Ana Paula Martins depois de três pessoas terem morrido à espera do socorro do INEM.

O decreto, agora com luz verde, era um dos três que o chefe de Estado tinha devolvido ao executivo de Luís Montenegro e que devia ter entrado em vigor no início do ano. O “Presidente da República promulgou o diploma que estabelece um modelo organizativo que prevê o funcionamento centralizado dos serviços de urgência externa do SNS, de âmbito regional”, lê-se na nota, publicada no site da Presidência.

O objetivo do Governo, com este decreto, é responder à crise nas urgências de obstetrícia, em particular na margem sul do Tejo. Com a luz verde de Belém, o Hospital Garcia da Orta, em Almada, deve por exemplo concentrar as urgências de obstetrícia enquanto os hospitais do Barreiro e Setúbal passam a ficar com a atividade programada e grávidas referenciadas penas pelo INEM.

O Presidente da República também tinha devolvido ao Governo o diploma com as novas regras para os tarefeiros e o novo sistema de gestão das listas de espera.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo promulga novo modelo para as urgências regionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião