Sánchez anuncia fundo soberano de 120 mil milhões para compensar fim do PRR

Primeiro-ministro espanhol adiantou que o fundo vai arrancar com 10,5 mil milhões iniciais, financiados com fundos europeus. Fundo vai investir com o setor privado em nove setores considerados chave.

Espanha Cresce. É este o nome do novo fundo soberano espanhol anunciado esta quinta-feira pelo primeiro-ministro de Espanha e que pretende mobilizar 120 mil milhões de euros para a economia, após o fim do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) previsto para este ano. Segundo anunciou Pedro Sánchez, o fundo terá uma dotação inicial de 10,5 mil milhões de euros provenientes dos fundos comunitários.

Vamos criar um grande fundo soberano que dará continuidade ao trabalho dos fundos NextGeneration e estenderá seu impulso para além de 2026“, explicou Sánchez, na sessão de encerramento do Investors Day de Espanha.

Dotado com 10,5 mil milhões financiados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o objetivo é mobilizar 120 mil milhões de euros com dívida privada, de investidores nacionais e privados, explicou o chefe do Executivo espanhol, que deixou a explicação detalhada do novo fundo para a apresentação agendada para a próxima segunda-feira e que ficará a cargo do ministro da Economia.

O fundo irá investir juntamente com o setor privado através de empréstimos, garantias ou instrumentos de capital próprio, dando prioridade a nove setores-chave para melhorar a produtividade da economia: habitação, energia, digitalização, inteligência artificial, reindustrialização, economia circular, infraestrutura, água e saneamento e segurança.

“Se os fundos NextGeneration foram um exercício de soberania europeia, o fundo España Crece será um exercício de soberania nacional”, insistiu o presidente. Com o lançamento deste novo instrumento, o Executivo espanhol pretende continuar a financiar a economia após o final do programa de recuperação europeu, cuja execução terá de ser concluída este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sánchez anuncia fundo soberano de 120 mil milhões para compensar fim do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião