Hoje nas notícias: Aeroporto, BES e oligarcas

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Construção de novo aeroporto de Lisboa irá demorar, pelo menos, um ano a arrancar mesmo com a localização escolhida. Lesados do Banco Espírito Santo (BES) e do Banif deixam de pagar comissões bancárias pelas ações e obrigações falidas, mas lesados do BES receiam perder direitos. Oligarca russo com registo criminal e suspeito de ligações a organizações criminosas aguarda pedido de nacionalidade portuguesa. Estas são algumas das notícias que se destacam nos jornais desta sexta-feira.

Novo aeroporto de Lisboa deverá demorar, pelo menos, um ano a arrancar

A construção do novo aeroporto na região de Lisboa vai demorar, pelo menos, um ano a arrancar, mesmo se a localização escolhida for o Montijo, avança o Expresso. O atraso é justificado pela exigência de haver uma nova Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para avaliar os projetos do ponto de vista ambiental, económico e social, tal como pedido pelo líder do PSD.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Lesados do BES receiam perder direitos com fim de comissões

A partir desta sexta-feira, os lesados do Banco Espírito Santo (BES) e do Banif – Banco Internacional do Funchal vão poder deixar de pagar comissões bancárias pelas ações e obrigações falidas. Esta alteração era já há muito solicitada pelos investidores, contudo os lesados do BES receiam que possam vir a perder direitos em caso de um futuro acordo com o Executivo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Oligarca russo suspeito de crime organizado aguarda nacionalidade portuguesa

Há mais um oligarca russo a aguardar o pedido de nacionalidade portuguesa. Trata-se de Gavril Yushvaev, um empresário e filantropo russo, com registo criminal e suspeito de ligações a organizações criminosas. Este é o quinto oligarca russo a ser certificado pela Comunidade Israelita do Porto (CIP) como descendente de judeus sefardita, à semelhança de Roman Abramovich, Andrei Rappoport (ambos já naturalizados), Lev Leviev e God Nisanov (que aguardam o pedido).

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Empresas públicas com maior flexibilidade nas contratações

Os serviços da Administração Pública vão ter mais autonomia para aprovar despesas sem autorização das Finanças, bem como a possibilidade para substituírem autonomamente funcionários, segundo as mudanças introduzidas pelo Ministério das Finanças com o novo Decreto-Lei de Execução Orçamental. As alterações foram aprovadas esta quinta-feira em Conselho de Ministros, entrando em vigor nos próximos dias. Um trabalhador com vários anos de carreira, que esteja de saída pode agora ser substituído por alguém com um salário mais baixo de início de carreira.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Empresa portuguesa associada a esquema de pirâmide recebeu fundos europeus

A portuguesa Sabores Púrpura arrecadou mais de 90 mil euros em fundos europeus ao abrigo do Portugal 2020 — entre abril de 2021 e março de 2022 – enquanto manteve uma parceria de fornecimento com a Juicy Fields; uma plataforma de investimento em canábis associada a um esquema de pirâmide, do qual saíram milhares de investidores portugueses lesados. A atribuição de fundos do Portugal 2020 teve como objetivo a aquisição de equipamentos para a expansão das soluções farmacêuticas da Sabores Púrpura, no Algarve, pode ler-se. A parceria entre a Sabores Púrpura e a Juicy Fields já possuía um certificado de parceria a 1 de julho de 2020, segundo documentos assinados por ambos os CEO.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Aeroporto, BES e oligarcas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião