iOS 16 chega aos iPhones. O que traz de novo?

Ecrãs de bloqueios muito mais versáteis e notícias positivas para os adeptos do Fitness. Novo iOS 16 chegou aos iPhones. Conheça as principais novidades.

No rescaldo da apresentação de quatro novos iPhones na semana passada, chegou a hora de instalar no seu telemóvel a nova versão do sistema operativo da marca – o iOS 16. Esta segunda-feira a Apple começou a disponibilizar a atualização para os equipamentos elegíveis, depois de concluída a fase de testes, e são várias as novidades que vai poder experimentar.

Antes de continuarmos, importa esclarecer que o iOS 16 não é só para os novos iPhones 14 e topos de gama. As novidades abrangem um conjunto bem mais vasto de modelos, a começar nos iPhones 8 e 8 Plus, que foram lançados em 2017. Por isso, se tem um telemóvel da Apple, é bastante provável que também possa instalar a atualização que a tecnológica vai disponibilizar já hoje.

O iOS 16, e o seu irmão iPad OS 16, para os tablets da marca, foram anunciados em junho, num evento em que a Apple desvendou alguns dos trunfos para esta atualização anual. Nos últimos meses, porém, um grupo de utilizadores pôde ir testando o iOS 16, como habitual, ajudando a empresa a despistar eventuais erros técnicos e outros problemas. Dito isto, que novidades são essas, afinal?

Ecrã de bloqueio mais versátil

Se o iOS 16 fosse um festival, o “cabeça-de-cartaz” seria o ecrã de bloqueio. Doravante, vai poder personalizar a página com wallpapers compostos por várias camadas, causando um efeito visual bem elegante. Também passa a ser possível mudar o tipo de letra do relógio e adicionar algumas funcionalidades para acesso mais rápido. Vai poder ter vários ecrãs de bloqueio e alternar entre eles passando com o dedo no ecrã. Outra novidade é que passa a ser uma opção a definição de diferentes ecrãs de bloqueio para diferentes modos de foco.

Ecrã de bloqueio do iPhone fica mais versátil e dinâmicoApple.com

Fitness mesmo sem Watch

A aplicação Fitness do iPhone é muito apreciada por quem tem um Apple Watch, mas nem tanto por quem não tem ou não usa um relógio inteligente da marca, pois esse era, até aqui, o principal requisito. Com a chegada do iOS 16, isso muda. O iPhone passa a registar dados sobre a atividade dos utilizadores, incluindo movimento, número de passos dados e a distância percorrida. Mas claro que o Watch recolhe muito mais informação (e há anos que a maioria dos telemóveis Android calcula o número de passos dados).

Fitness fica disponível mesmo para quem não tenha WatchApple

Editar ou apagar mensagens

O iMessage também mereceu a atenção da Apple. Com o novo iOS 16, passa a ser possível, com algumas condições, editar ou apagar mensagens enviadas. Os utilizadores poderão editar uma mensagem até cinco vezes nos 15 minutos após o envio, mas haverá um histórico visível com as alterações. Ao premir a mensagem, verá as novas opções, incluindo um botão para abortar o envio. Estas novidades não abrangem, naturalmente, as mensagens de texto – SMS, a verde –, apenas as mensagens azuis. Ou seja, as trocadas entre utilizadores de iPhone.

Mensagens da Apple podem ser editadas nos primeiros 15 minutosApple

Outras novidades no iOS 16

  • A aplicação Saúde foi melhorada para permitir adicionar a medicação habitual. A Apple quer garantir que não se esquece de tomar nenhum medicamento, ainda que, para tal, muitos utilizadores já optassem por o fazer nos Lembretes.
App Saúde vai ajudar a não esquecer a medicaçãoApple.com
  • Em iPhones mais recentes, o iOS 16 passa a permitir isolar objetos em imagens com recurso a inteligência artificial. Por exemplo, é possível recortar facilmente um elemento de uma fotografia e colá-lo noutro documento ou aplicação, de acordo com o The Guardian.
  • A aplicação Saúde vai ajudar a monitorizar o sono com mais detalhe, permitindo ver gráficos e compreender quanto tempo passou nas várias fases do sono.
  • A aplicação Wallet foi melhorada e permitirá acompanhar o estado de uma encomenda paga com Apple Pay. Não é claro se a funcionalidade estará disponível em Portugal.
  • A imprensa especializada refere que o iO 16 permite jogar nos iPhones com os controladores da Nintendo Switch. Há suporte para novos equipamentos que se emparelham por Bluetooth.

Como atualizar?

O iOS 16 foi lançado esta segunda-feira pelas 18h00 de Lisboa. Atualizar o iPhone é bastante simples: vá a Definições -> Geral -> Atualização de Software; verifique se já surge a indicação de que está disponível o novo iOS 16; e, se estiver, basta entrar nessa opção, carregar no botão para descarregar e instalar e aguardar, depois, que o processo chegue ao fim. Convém ligar o equipamento à corrente elétrica, por segurança, caso não tenha pelo menos metade da bateria.

É possível que não tenha instalado versões anteriores do iOS 15. Se for o seu caso, verá nesse ecrã que estão disponíveis outras atualizações. É importante manter o iPhone atualizado, para garantir que o equipamento recebe as últimas novidades e que as vulnerabilidades vão sendo corrigidas.

Pode repetir o processo no seu iPad e Apple Watch (ou na app Watch no iPhone) para atualizar os sistemas operativos destes equipamentos. Porém, ao contrário do que era esperado, a Apple só deverá lançar o iPad OS 16 mais tarde, em outubro.

Por fim, se não se importa de esperar, saiba que alguns especialistas recomendam aguardar algum tempo antes de atualizar para uma nova versão do iOS, para garantir que a Apple corrige eventuais problemas que sejam encontrados.

(Notícia atualizada às 10h28 de 13 de setembro, com indicação de que o iPad OS 16 só deverá ser lançado em outubro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

iOS 16 chega aos iPhones. O que traz de novo?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião