Pagar impostos por débito direto pode ser possível em 2017

  • ECO
  • 27 Março 2017

O Simplex+ prevê que impostos como o IUC e o IMI possam ser pagos por débito direto. A medida poderá chegar ainda este ano, com o concurso para o banco que receberá o dinheiro a abrir "proximamente".

Impostos como o Imposto Único de Circulação (IUC) e o Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) poderão ser pagos por débito direto ainda em 2017, escreve esta segunda-feira o DN/Dinheiro Vivo.

Para a medida ser posta em prática será preciso escolher, por concurso público, o banco que irá receber o dinheiro e transferi-lo para os cofres do Estado, um processo que começará “proximamente”, disse ao jornal o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade. Segundo o DN/Dinheiro Vivo, a medida já devia ter sido posta em prática no ano passado, mas percebeu-se que seria necessário que uma instituição bancária centralizasse os pagamentos.

Os impostos com coimas mais altas por atraso, como o IUC, são os melhores candidatos para este sistema, em que o contribuinte dá apenas uma ordem ao seu banco para que transfira o pagamento na data correta.

Também o pagamento do IMI através deste método deverá ter muita procura, disse ao DN/Dinheiro Vivo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, em especial para emigrantes. “Atualmente estas pessoas ou têm cá um representante legal ou alguém de confiança que lhes possa tratar do pagamento do IMI”, afirmou Paulo Ralha.

Já em impostos como o IRS, Paulo Ralha já não espera tanta adesão: “A expectativa das pessoas é ter um reembolso e, se tiverem de pagar, querem fazê-lo o mais tarde possível”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pagar impostos por débito direto pode ser possível em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião