Tesouro americano contraria Trump: China não está a manipular moeda

  • Lusa
  • 15 Abril 2017

Donald Trump tem acusado várias vezes a China de manipular artificialmente a sua moeda para estimular competitividade das suas exportações. Tesouro norte-americano diz o contrário.

Os EUA admitiram esta sexta-feira oficialmente que a China não está a manipular a moeda para impulsionar as exportações, contrariando as acusações lançadas por Donald Trump durante a campanha eleitoral.

No relatório semestral sobre as taxas de câmbio, o Tesouro norte-americano garantiu que vai “vigiar de perto” as práticas de Pequim e também apelou à Alemanha para que reduza o excedente comercial com os EUA.

No mesmo documento, a administração Trump identificou outros quatro países que precisam de ser supervisionados: além da China e da Alemanha, também o Japão, a Coreia do Sul, Taiwan e a Suíça foram sinalizados.

Estes seis países são os mesmos assinalados pelo último relatório semestral da administração de Barack Obama.

Numa entrevista na quarta-feira, Donald Trump disse que retira as acusações que fez durante a campanha porque sentiu que a China não tem estado a manipular a sua moeda nos últimos meses e porque considera que tais afirmações podem ameaçar a cooperação de Pequim para enfrentar a Coreia do Norte.

Em fevereiro, em entrevista à agência Reuters, Trump não teve meias medidas em acusar as autoridades chinesas de manterem o yuan artificialmente baixo face à divisa americana. “Bem, eles são os grandes campeões da manipulação cambial”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesouro americano contraria Trump: China não está a manipular moeda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião