CTT disparam. Ações vivem melhor sessão do mês
Ações dos correios postais estão em destaque na bolsa portuguesa. Aceleram 4% e atiram cotações para valor mais elevado em duas semanas. Lisboa avança num dia de perdas na Europa.
Os CTT estão a brilhar na bolsa nacional, apresentando-se com forte pressão compradora da parte dos investidores esta manhã. As ações estiveram a acelerar mais de 4%, sendo o melhor desempenho intradiário desde o início do mês.
Neste momento, os títulos dos correios postais sobem 3,8% para 5,581 euros. É a cotação mais elevada desde 16 de maio, dia em que começou a negociar sem direito ao dividendo de 47 cêntimos referentes ao exercício do ano passado. E isto numa sessão em que os títulos registam forte apetite do mercado: já foram trocados quase um milhão de papéis dos CTT, superando a média diária de negociação dos últimos 12 meses.
A cotada liderada por Francisco Lacerda anunciou esta segunda-feira à noite que o Norges Bank reduziu a sua participação dos 3,15% para 2,73% nos CTT, informação prestada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No fim de semana, a líder do Bloco de Esquerda anunciou que vai apresentar um projeto de resolução para “recuperar o controlo público dos CTT” por “incumprimento contratual”. Para os analistas do Haitong, é improvável que a proposta venha a ter o apoio do PS e, por isso, “a probabilidade de os CTT voltarem à esfera do Estado parece extremamente baixa neste momento”..
CTT aceleram
O desempenho dos CTT ajudava o índice de referência nacional a manter-se em zona de ganhos. O PSI-20 avança 0,37% para 5.246,06 pontos, num dia em que os seus pares negoceiam maioritariamente no vermelho. Davam força a Lisboa os pesos pesados, casos da Galp (1,56%) e Jerónimo Martins (0,87%).
“O PSI-20 é das poucas praças que mostra um sinal positivo, sendo o índice que mais valoriza no dia, até ao momento”, refere João Tenente, gestor da corretora XTB. “O setor energético segue positivo, essencialmente devido aos títulos da Galp. O petróleo tem vindo a recuperar e a puxar este setor para o verde”, acrescentou.
Lá por fora, o pior desempenho pertence ao pariense CAC-40, que desce 0,6%. Também as bolsas de Frankfurt e Londres estão em baixa — no caso da praça londrina, a queda surge depois de um fim de semana prolongado com o feriado desta segunda-feira. Em terreno positivo está o madrileno Ibex-35, que ganha 0,12%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CTT disparam. Ações vivem melhor sessão do mês
{{ noCommentsLabel }}