5 coisas que vão marcar o dia

Montenegro apresenta a Marcelo a composição do Governo. Serão conhecidos dados sobre a inflação, turismo, bem como dos empréstimos e depósitos bancários. DGO divulga execução orçamental.

Esta quinta-feira, o presidente do PSD apresenta ao Chefe de Estado a composição do Governo. Serão conhecidos dados económicos relevantes: o Instituto Nacional de Estatística divulga as estatísticas provisórias sobre a taxa de inflação e a atividade turística, enquanto o Banco de Portugal dá a conhecer a evolução dos empréstimos e depósitos bancários. O dia será ainda marcado pela divulgação da execução orçamental até fevereiro.

Montenegro apresenta Governo

O presidente do PSD apresenta esta quinta-feira ao Presidente da República a orgânica e composição do XXIV Governo Constitucional. Luís Montenegro foi indigitado primeiro-ministro na madrugada da passada quinta-feira, dia 21 de março, depois de serem conhecidos os votos da emigração que acabaram por confirmar a vantagem de dois deputados da Aliança Democrática sobre o PS nos resultados globais. A tomada de posse está prevista para a próxima quarta-feira, dia 2 de abril.

INE publica dados da inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os dados provisórios relativos ao índice de preços no consumidor referentes a março. Em fevereiro, a taxa de inflação homóloga abrandou para 2,1%, retomando a trajetória decrescente, após uma breve aceleração no arranque do ano.

Como evoluiu o turismo em fevereiro?

O INE vai também publicar os dados provisórios relativos à atividade turística referentes a fevereiro. Em janeiro, o número de hóspedes em alojamento turístico subiu 1,8, face a janeiro de 2023, para 1,5 milhões, enquanto o número de dormidas recuou no mesmo período 0,1%, para 3,5 milhões de euros. Serão ainda conhecidos dados finais sobre as rendas da habitação ao nível local no conjunto de 2023.

BdP divulga dados sobre os empréstimos

O Banco de Portugal (BdP) divulga os dados sobre os empréstimos e depósitos bancários referentes ao mês de fevereiro. No arranque do ano, os depósitos a prazo superaram a barreira dos 100 mil milhões de euros, o que aconteceu pela primeira vez desde dezembro de 2015. Ou seja, em cerca de oito anos.

Como evoluem as contas públicas?

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar a síntese de execução orçamental até fevereiro. Em janeiro, o saldo orçamental encolheu em 934 milhões de euros para 1.177 milhões face ao mesmo mês de 2023, devido ao aumento da despesa e redução da receita fiscal, nomeadamente em impostos indiretos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião