5 coisas que vão marcar o dia

O FMI divulga o World Economic Outlook, onde vai atualizar as projeções para a economia global. Serão ainda conhecidos dados da receita fiscal em Portugal e do comércio internacional na UE.

Esta terça-feira, o Fundo Monetário Internacional atualiza as projeções para as economias mundiais. Serão ainda conhecidos dados da receita fiscal em Portugal e do comércio internacional de mercadorias na União Europeia. No plano político, o Conselho Superior de Defesa Nacional reúne hoje para discutir o escalar de tensões no Médio Oriente.

FMI atualiza previsões para a economia mundial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga esta terça-feira o World Economic Outlook, com projeções para as economias mundiais. No final de janeiro, a entidade liderada por Kristalina Georgieva reviu em baixa as projeções da Zona Euro para 2024, estimando que a economia cresça 0,9% este ano e 1,7% em 2025.

Como evolui a receita fiscal?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta terça-feira os dados sobre a receita fiscal, referentes a 2023. No ano passado, o Estado arrecadou 58.822,8 milhões de euros em impostos, o que representa uma subida de 12,5% face ao ano anterior, à boleia do IVA e do IRS, de acordo com os dados da Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Federação de Sindicatos da Administração Pública pressiona negociações com o Governo

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) vai dar uma conferência de imprensa sobre “o reinício urgente dos processos negociais na Administração Pública e assim ir ao encontro das legítimas expectativas criadas junto dos trabalhadores”. O ministro de Estado e das Finanças já se comprometeu a negociar uma valorização das carreiras na Função Pública depois de o Governo cumprir as suas promessas eleitorais e “dentro da margem orçamental que restar”.

Eurostat publica dados sobre comércio internacional

O Eurostat publica dados sobre o comércio internacional de mercadorias na União Europeia (UE) e na Zona Euro, referentes a fevereiro. Em janeiro, a balança comercial externa de bens da Zona Euro registou um excedente de 11,4 mil milhões de euros, face ao défice homólogo de 32,6 mil milhões de euros, de acordo com os dados mais recentes do gabinete de estatísticas. Serão ainda conhecidos dados dos registos de empresas e falências e do transporte aéreo.

Marcelo convoca Conselho Superior de Defesa Nacional para discutir tensões no Médio Oriente

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional para esta terça-feira para discutir o escalar das tensões geopolíticas no Médio Oriente, depois de o Irão ter atacado no sábado Israel com drones e mísseis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião