Facebook Live passa a ter legendas

A comunidade surda vai poder ativar legendas nos vídeos em direto transmitidos através do Facebook. As empresas que emitem o vídeo terão de introduzir a legenda, dado que esta não será automática.

Os utilizadores que têm as configurações de legendas ativadas vão passar a tê-las nos vídeos em direto do Facebook. O objetivo da rede social é tornar-se mais inclusiva, nomeadamente para os utilizadores que têm problemas de audição. A empresa de Mark Zuckerberg anunciou esta terça-feira que vai permitir às páginas a inclusão de legendas no Facebook Live.

Com esta atualização, os produtores de conteúdo no Facebook que usem o Live API (para programadores) podem adicionar o sistema padrão de legendas (CEA-608 standard). Contudo, ao contrário do que já acontece nos vídeos que não são em direto, estes conteúdos não vão ter legendas automáticas. Segundo o TechCrunch, essa hipótese seria difícil e cara de implementar, dado que seria em tempo real.

Em alternativa, as páginas têm de criar as suas próprias legendas ou contratar uma empresa que o faça. No comunicado, a empresa assinala o “marco histórico” por este representar mais um “esforço para tornar o conteúdo acessível a mais pessoas”.

O Facebook avança que o vídeo em direto tornou-se uma das formas de maior envolvimento dos utilizadores na plataforma. Segundo os dados da empresa, o tempo de visualização diário por utilizador cresceu mais de quatro vezes. Além disso, um em cada cinco vídeo do Facebook é em direto.

Recorde-se que o Facebook já realizou um teste com um vídeo em direto com legendas automáticas na visita de Mark Zuckerberg regressou a Harvard. O teste não correu da melhor forma uma vez que houve várias gralhas na transcrição do discurso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook Live passa a ter legendas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião