Procura na emissão do FC Porto atinge 45 milhões

SAD portista levantou os 35 milhões de euros em obrigações. Mas a procura ficou 1,3 vezes acima do esperado.

Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto, marcou presença no apuramento dos resultados na Euronext Lisboa.Euronext

Apesar de ter falhado a conquista do campeonato, o FC Porto conseguiu ser bem-sucedido na emissão de obrigações que levou a cabo nas últimas semanas. A SAD dos dragões conseguiu levantar 35 milhões de euros em títulos a três anos. Apresentou uma taxa de 4,25% e com isso registou um forte interesse da parte dos pequenos investidores.

Os dados apurados pela Euronext indicam que foram registadas ordens num valor total de 45 milhões de euros no final do prazo de subscrição. Ou seja, a procura ficou 1,3 vezes acima do que os dragões pretendiam levantar neste empréstimo obrigacionista.

No total, foram 3.471 investidores que acorreram aos bancos para subscrever estes títulos de dívida. Em cerca de 60% dos casos, o valor subscrito individualmente foi inferior a 5.000 euros. Apenas 60 investidores apresentaram ordens de compras superiores a 50 mil euros.

Fonte: Bloomberg (valores em %)

De acordo com o que a SAD azul-e-branca já havia anunciado, este empréstimo servirá para financiar a atividade corrente da sociedade, consolidar o passivo num prazo mais alargado e ainda refinanciar operações com vencimento próximo.

Desde 2003, o FC Porto já conseguiu levantar 185 milhões de euros por via de obrigações dirigidas para o retalho. A taxa de 4,25% que ofereceu nesta última operação foi a mais baixa dos oito empréstimos realizados anteriormente.

Em abril passado, o Benfica garantiu 60 milhões de euros num empréstimo com moldes semelhantes, embora apresentando uma taxa de juro de 4,25%. Ainda assim, a oferta obrigacionista conseguiu atrair ordens num total de 92 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 17h13)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procura na emissão do FC Porto atinge 45 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião