Draghi: “É preciso persistência na política monetária”
Falando em Sintra, o presidente do BCE voltou a defender a necessidade de estímulos para assegurar uma recuperação económica duradoura e sustentável
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, defendeu que é preciso persistir na política monetária, pedindo prudência nos ajustamentos das medidas e mostrando-se confiante nos resultados a que tem levado na zona euro.
No discurso de abertura do segundo dia do Fórum do BCE em Sintra, Mario Draghi sublinhou a sua confiança de que a política monetária “é efetiva e que está a funcionar”. “Todos os sinais apontam para um fortalecimento e uma recuperação alargada da zona euro”, disse o responsável italiano.
Embora tenha admitido que ainda há fatores que estão a pesar na recuperação da inflação, mas que são “principalmente temporários” e que podem ser resolvidos com a política monetária do BCE, Draghi defendeu que ainda “é necessário um nível considerável de medidas acomodatícias para que as dinâmicas da inflação se tornem duradouras e sustentáveis”.
Por isso, o presidente do BCE sublinhou que “para garantir o regresso da inflação ao objetivo”, que é ficar próxima, mas abaixo, dos 2% no médio prazo, “é preciso persistência na política monetária“.
“E, finalmente, precisamos de prudência. À medida que a economia recupera temos de ser graduais quando ajustamos os parâmetros de política, para garantir que os nossos estímulos acompanham a recuperação enquanto reduzem as incertezas”, afirmou.
"À medida que a economia recupera temos de ser graduais quando ajustamos os parâmetros de política, para garantir que os nossos estímulos acompanham a recuperação enquanto reduzem as incertezas.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Draghi: “É preciso persistência na política monetária”
{{ noCommentsLabel }}