5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Em Portugal e na China há dois importantes fóruns a decorrer a nível económico. O do BCE em Sintra termina hoje. O do Fórum Económico Mundial continua em Dalian até amanhã.

Quando Mario Draghi fala, os mercados ouvem. Foi isso que aconteceu esta terça-feira, com o euro a valorizar depois de o presidente do Banco Central Europeu reforçar a sua vontade de continua a política de estímulos para que a recuperação da Zona Euro seja robusta. Esta quarta-feira, Draghi volta a falar ao lado dos seus homólogos de vários bancos centrais como a Inglaterra, o Japão ou o Canadá.

O ponto final do Fórum do BCE em Sintra

O quarto fórum anual do Banco Central Europeu sobre a atuação dos bancos centrais — que teve como foco o investimento e crescimento em economias avançadas — termina esta quarta-feira. Em Sintra vão ainda falar nomes importantes da academia que estuda a economia a nível mundial, mas as atenções estarão viradas para o que têm a dizer os presidentes dos principais bancos centrais mundiais: Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, Haruhiko Kuroda, governador do Banco do Japão, Stephen Poloz, governador do Banco do Canadá e Karnit Flug, governador do Banco de Israel. O ex-governador do Banco de Portugal e atual vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, também irá falar.

Costa enfrenta Parlamento depois de Pedrógão

É a primeira vez que o primeiro-ministro vai ter de enfrentar os deputados depois da tragédia de Pedrógão Grande. Têm sido muitas as questões levantadas e existe até um debate de urgência marcado para esta quinta-feira pelo PSD. A principal discussão é em torno das alegadas falhas do SIRESP reportadas pela Proteção Civil mas negadas pela empresa que presta o serviço de rede de emergência de comunicações ao Estado. Além disso, a polémica dos alegados suicídios revelados por Passos Coelho, mas depois desmentidos com um pedido de desculpa continua na ordem do dia.

A Monsanto continua a alimentar e a crescer?

Antes de os mercados abrirem, a gigante da agricultura e biotecnologia vai divulgar os resultados da sua operação no segundo trimestre deste ano. 2017 não vai ser um ano qualquer: a outra gigante do setor, mas de origem alemã, a Bayer, está neste momento a percorrer os vários passos para comprar a Monsanto. A aquisição está dependente da autorização de vários reguladores, mas prevê-se que se concretize até ao final deste ano. A Bayer será assim a maior produtora mundial de pesticidas e produtos químicos para a agricultura e sementes geneticamente modificadas. A fusão das duas empresas envolve um montante de 59 mil milhões de euros, o maior negócio do ano passado.

Dados dos EUA podem influenciar petróleo

O petróleo está a recuperar depois de, na semana passada, ter acumulado vários dias de quedas intensas. A divulgação esta terça-feira de que há menos barris nas reservas dos Estados Unidos, fez com que tanto o Brent como o WTI avançassem mais de 2%. Esta quarta-feira, a Energy Information Administration vai divulgar se houve alterações no stock de petróleo bruto em junho. Além disso, nos EUA é divulgado o saldo do comércio de bens de maio, uma das grandes preocupações de Trump por causa do enorme défice com o México e a China.

Fórum Económico Mundial discute mudanças climáticas

Depois de Donald Trump ter decidido retirar os Estados Unidos do acordo climático de Paris, vários têm sido os esforços dos países que assinaram o acordo em reforçá-lo. Esta quarta-feira o Fórum Económico Mundial dá continuidade à sua reunião anual em Dalian, na China, de três dias. Os cerca de 2000 participantes de 90 países diferentes vão discutir os mais variados temas, incluindo o das mudanças climáticas e como investimentos seletivos em mercados emergentes podem ser uma maneira inteligente de preservar o planeta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião