Este domingo não se esqueça de atrasar uma hora no seu relógio

  • ECO
  • 27 Outubro 2017

Este fim de semana voltamos ao horário de inverno. Na noite de domingo, os relógios devem atrasar uma hora, às 2h00 da manhã. Esta tradição já vem dos tempos da Primeira Guerra Mundial.

Este fim de semana muda novamente a hora. Chegada a hora de inverno, às 2h da manhã de domingo é altura de atrasar uma hora no seu relógio, para a 1h00. A alteração deve ser feita tanto em Portugal continental como na Madeira e nos Açores. Os açorianos devem atrasar a hora para as 00h00.

A hora de inverno vai permanecer até março de 2018, altura em que se deve adiantar os relógios.

O hábito da mudança de hora aconteceu pela primeira vez a 30 de abril de 1916 durante a Primeira Guerra Mundial. O objetivo era tentar reduzir o recurso a iluminação artificial e, desta forma, conseguir poupar combustível.

Em Portugal houve um período de quatro anos em que foi adotada a hora central europeia. Em 1992 não houve mudança para a hora de inverno e durou até 1996. “Não era uma boa solução. Teve impactos negativos. No inverno de manhã ainda havia estrelas no céu e no verão havia luz solar até depois das 22.00. Teve efeitos nas pessoas e no rendimento. Houve um aumento de acidentes rodoviários, porque as pessoas saíam de manhã ainda a dormir. O consumo de ansiolíticos disparou e teve um grande impacto nas escolas, sobretudo no inverno”, recorda Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), entidade que tem a responsabilidade sobre a hora legal em Portugal, citado pelo Diário de Notícias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este domingo não se esqueça de atrasar uma hora no seu relógio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião