Espanhola Colonial lança oferta para comprar rival Axiare em Espanha

A Colonial lançou uma oferta sobre a rival Axiare, onde já é maior acionista. Oferece 18,5 euros por ação, numa operação que vai criar um gigante no setor imobiliário em Espanha.

A empresa espanhola Colonial lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a rival Axiare, onde já é maior acionista. Oferece 18,5 euros por ação, numa operação que vai criar um gigante no setor imobiliário em Espanha. As ações de ambas as empresas já foram suspensas de negociação em bolsa.

A carteira de ativos da Colonial está avaliada em 8.253 milhões de euros, sendo apenas superada no mercado espanhol pelo portefólio da Merlin. Xabier Mikel Laburu/Bloomberg News

A Colonial converteu-se no principal acionista há um ano, depois de adquirir a participação à gestora americana Perry Partners. Em outubro de 2016, pagou 135,58 milhões de euros (12,5 euros por ação) por 15,09% da Axiare.

Agora, lança uma oferta para adquirir a totalidade do capital, cerca de 72% que ainda não controla. A Colonial paga 18,5 euros por cada título, o que representa um prémio de 11% face ao fecho de cotação da Axiare na passada sexta-feira, nos 16,36 euros.

A imobiliária assegura que dispõe de todos os fundos necessários para concretizar esta aquisição. A sua carteira de ativos está avaliada em 8.253 milhões de euros, sendo apenas superada no mercado espanhol pelo portefólio da Merlin (10.459 milhões). Porém, adquirindo a Axiare, que possui ativos no valor de 1.630 milhões de euros, a fusão das duas imobiliárias permitirá a formação de um gigante no setor com uma carteira de 10.000 milhões de euros.

O lançamento da OPA foi anunciado esta segunda-feira, dia em que a Colonial também prestou contas ao mercado. Nos primeiros nove meses do ano, a empresa obteve um lucro de 454 milhões de euros, mais 82% face ao mesmo período do ano passado.

Entretanto, encontra-se suspensa a negociação das ações da Colonial e da Axiare na bolsa espanhola.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Colonial lança oferta para comprar rival Axiare em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião