Pharol desliza 12% e castiga Lisboa. BCP e REN não perdoam
O anúncio da saída do CEO da Oi levou os títulos da Pharol a deslizarem mais de 12%. O BCP e a REN aumentaram a pressão sobre o PSI-20, que acabou por ceder.
A primeira sessão desta semana foi de perdas para as principais bolsas europeias e nem Lisboa escapou. O índice de referência nacional perdeu quase 0,5% pressionado pelo deslize de 12% da Pharol, pelo BCP e pela REN, cujos direitos de subscrição acumulam já perdas de 16%.
Do outro lado do Atlântico, o CEO da Oi está de saída da empresa, mas atravessaram as água e passaram para Portugal, com as ações da Pharol a caírem 12,18% para 31 cêntimos. Os rumores de saída de Marco Schroeder começaram na passada sexta-feira, com a Reuters a avançar que este já tinha entregado a carta de demissão, devido a desentendimentos com o conselho de administração da empresa.
Estes vieram a confirmar-se na manhã desta segunda-feira, através de um comunicado enviado aos mercados, juntando-se também à instabilidade trazida pelo processo de recuperação da Oi.
Pharol desliza 11% com saída do CEO da Oi
A contribuir para este dia de perdas estiveram também as ações do BCP, que caíram 1,44% para 24,57 cêntimos, bem como as ações da REN, que foram castigadas pelo fraco desempenho dos direitos de subscrição. Os direitos deslizaram 9,15% para 12,9 cêntimos, acumulando já perdas de 16,23% desde que entraram em negociação, enquanto as ações da empresa deslizaram 1,97% para 2,39 euros.
No lado dos ganhos, os destaques vão para a Jerónimo Martins que, ainda que tenha iniciado a sessão desta segunda-feira a perder terreno, avançou 0,40% para 16,36 euros, e para a EDP, a única energética a conseguir manter-se à tona nesta sessão, avançando 0,38% para 2,92 euros. A Semapa avançou 4,74% para 16,23 euros, no dia em que viu o BPI subir seu preço-alvo para 21,10 euros.
Lisboa segue assim o caminho das principais praças europeias, que também terminaram o dia em terreno negativo. O francês CAC-40 perdeu 0,56%, enquanto o alemão DAX deslizou 0,46% e o agregador Stoxx 600 caiu 0,45%. O espanhol IBEX-35 foi o único a pintar-se de verde nesta segunda-feira, avançando 0,13%.
(Notícia atualizada às 16h50 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pharol desliza 12% e castiga Lisboa. BCP e REN não perdoam
{{ noCommentsLabel }}