Morreu Rui Pena, um senador da advocacia

Foi Ministro da Defesa Nacional (2001 – 2002) e Ministro da Reforma Administrativa (1978). Foi também sócio fundador da sociedade que é hoje a CMS Rui Pena Arnaut & Associados.

Foi Ministro da Defesa Nacional (2001 – 2002) de António Guterres, Ministro da Reforma Administrativa (1978) e presidente do Grupo Parlamentar do CDS. Foi também sócio fundador da sociedade que é hoje a CMS Rui Pena Arnaut & Associados, onde atualmente era senior partner. Morreu com 78 anos, vítima de cancro.

Rui Pena exerceu advocacia predominantemente na área do direito administrativo. Ao longo da sua carreira de advogado com mais de 50 anos, desempenhou um conjunto de cargos governativos bem como assumiu as funções de deputado à Assembleia de República entre 1976 e 1983.

Destacam-se ainda a função de Presidente do Instituto das Sociedade de Advogados da Ordem dos Advogados (2006-2011) e de membro do Conselho Consultivo da ASAP – Associação das Sociedades de Advogados Portugueses – (desde 2011). Era também, desde 2012, Presidente do Conselho Executivo da Concórdia – Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos.

Desempenhou igualmente vários cargos políticos de relevo, como o de presidente do Grupo Parlamentar do CDS, de Presidente do Grupo Português da União Interparlamentar, de Ministro da Reforma Administrativa (1978) e de Ministro da Defesa Nacional (2001 – 2002).

Teve ainda uma extensa carreira académica, onde se assinalam as funções de professor de História das Ideias Políticas no Instituto Superior de Línguas e Administração; regente das cadeiras de Direito Administrativo e de Direito das Obrigações na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa; Professor das cadeiras de Direito Administrativo na Universidade Autónoma de Lisboa e na Universidade Livre de Lisboa e ainda professor convidado pela Universidade Católica Portuguesa no Mestrado em Direito da Energia.

Rui Pena licenciou-se em Direito, em 1962, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e foi cofundador das sociedades de advogados PMBGR – Pena, Machete, Botelho Moniz, Nobre Guedes, Ruiz & Associados e da Pena, Arnaut & Associados.

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Rui Pena, um senador da advocacia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião