Itália quer contestar concurso que pôs EMA em Amesterdão

  • Margarida Peixoto
  • 30 Janeiro 2018

As autoridades italianas prometem fazer todos os possíveis para que a opção de Milão seja reconsiderada.

Atual sede da Agência Europeia do Medicamento, em Londres.

As autoridades italianas querem contestar os resultados do concurso de deslocalização da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) para Amesterdão, na sequência do Brexit. Itália frisa que o espaço que a Holanda tem para receber a agência é provisório e que tem apenas metade do tamanho das atuais instalações de Londres.

Segundo a agência Reuters, que cita fontes governamentais italianas, a decisão de contestar os resultados do concurso foi tomada na sequência das declarações do diretor executivo da EMA, Guido Rasi, esta segunda-feira, notando que as condições disponibilizadas por Amesterdão “não são ótimas”.

“O governo tomará todas as ações apropriadas junto da Comissão Europeia e das autoridades relevantes para garantir que (…) a decisão que fez com que Milão saísse da corrida seja [reconsiderada]”, cita a Reuters.

É que o edifício onde a EMA será instalada de forma permanente ainda está em construção, o que implica que, até estar pronto, a agência terá de ocupar instalações temporárias. Segundo o Ministério da Saúde holandês, as instalações temporárias serão utilizadas em 2019, prevendo-se que as definitivas estejam prontas em 2020.

O Porto também concorreu para receber a EMA, mas nunca chegou a fazer parte do lote dos favoritos, ao contrário de Milão, que era dada como uma das cidades com potencial para vencer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália quer contestar concurso que pôs EMA em Amesterdão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião