Afinal, Facebook já não vai separar posts em dois feeds

O Facebook pôs de lado a ideia de separar em dois feeds distintos as publicações de amigos e as publicações feitas por páginas. A rede social concluiu que as pessoas testadas não gostaram da ideia.

O Facebook FB 0,00% abandonou a ideia de separar em dois feeds distintos as publicações de amigos dos conteúdos publicados por páginas. A rede social testou este método de funcionamento num conjunto restrito de seis países durante alguns meses, mas acabou por concluir que a medida não é bem vista pelos utilizadores. Não só a ideia foi posta de lado como o Facebook vai pôr fim ao feed “Explorar”.

A informação foi confirmada pelo Facebook. Adam Mosseri, responsável pelo feed de notícias do Facebook, escreve que “as pessoas não querem dois feeds separados”: “Nas sondagens, [os utilizadores] disseram-nos que estavam menos satisfeitos com as publicações que viam e terem dois feeds separados também não os ajudou a conectarem-se a mais amigos e familiares.”

Adam Mosseri também reconhece que a experiência podia ter sido mais bem comunicada aos utilizadores, de acordo com o site Recode. “Recebemos feedback de que tornámos difícil para as pessoas nos países em teste acederem a informação importante, e que não comunicámos o teste com clareza. Vamos agir de acordo com este feedback, atualizando a forma como avaliamos onde testar novos produtos e sobre como comunicar sobre eles.”

A experiência do Facebook consistiu na passagem de todas as publicações de páginas para o novo feed “Explorar”, enquanto todas as publicações mais sociais, de amigos e família, continuaram a aparecer no feed principal. A experiência não abrangeu Portugal, embora os utilizadores portugueses pudessem ver esse novo feed, que juntava publicações de páginas e perfis que lhes poderiam interessar.

Contudo, nos seis países onde o Facebook testou esta funcionalidade, a experiência teve um impacto significativo nas receitas dos jornais. Foram reportadas quedas expressivas no tráfego dos sites de informação, com algumas queixas a apontarem para quedas de dois terços no número de pessoas alcançadas das publicações na rede social. O conjunto dos países abrangidos pelo programa de testes incluía o Sri Lanka, a Bolívia, a Eslováquia, a Sérvia, Guatemala e Camboja.

Cotação das ações do Facebook no Nasdaq

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, Facebook já não vai separar posts em dois feeds

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião