Eis o novo MacBook Pro, com uma faixa tátil no teclado
A marca está a apresentar o novo computador MacBook Pro, que terá uma faixa tátil acima do teclado. Também há novidades na Apple TV.
A Apple atualizou a linha de computadores Mac e apresentou esta quinta-feira o novo computador portátil MacBook Pro, com versões de 13 e de 15 polegadas de diâmetro e aproximadamente 15 milímetros de espessura. Entre as mudanças estão um novo teclado e um touchpad ainda maior. Mas a principal é, sem dúvida, uma tira de ecrã tátil OLED no topo do teclado.
A faixa tátil, a que a Apple chama de touch bar, serve para substituir as teclas de funções. Em vez disso, o computador mostra uma série de botões táteis, adaptados à tarefa que o utilizador esteja a realizar. Será possível, por exemplo, alterar o volume ou o brilho do ecrã, assim como ver as sugestões de palavras que surgem acima do teclado do iPhone.
A faixa tátil também servirá para inserir emojis nos textos e terá um leitor de impressões digitais TouchID, semelhante ao dos telemóveis, que permitirá, por exemplo, fazer pagamentos. Mas existem inúmeras outras funcionalidades, consoante a aplicação que se está a usar. E uma das empresas que já está a desenvolver software compatível com esta barra é — surpresa! — a Microsoft.
A versão maior do novo Macbook Pro terá um processador Intel i7 com quatro núcleos. A placa gráfica, uma Radeon Pro, será 2,3 vezes mais rápida do que a anterior. Mais rápido é também o disco rígido, um SSD com 2 TB de armazenamento.
Quanto ao MacBook Pro menor, poderá ter um Intel i5, mas a placa gráfica é uma menos musculada Intel Iris. Ainda assim, é mais rápido do que o MacBook Pro anterior.
Um detalhe importante é a autonomia. A Apple garante que o novo MacBook Pro poderá ser usado durante 10 horas sem ligação a uma tomada. Quanto aos preços:
- O MacBook Pro 13” com Intel i7 e sem faixa tátil vai custar 1.375 euros (1.500 dólares);
- O MacBook Pro 13” com Intel i7 vai custar 1.650 euros (1.800 dólares);
- O MacBook Pro 15” com Intel i7 vai custar 2.200 euros (2.400 dólares).
Mas nem só de computadores (e telemóveis) se faz a Apple. A marca apresentou esta quinta-feira novidades no serviço Apple TV. Entre elas, uma nova aplicação, “TV”, que agrupa conteúdos de outras aplicações já instaladas.
CBS, HBO e Showtime são algumas das cadeias de televisão que já aderiram — mas, previsivelmente, nem houve sinal da Netflix, nota o jornal britânico The Guardian. A aplicação “TV” também estará disponível nos Estados Unidos em iPhones e iPads, mas Portugal não deverá estar, para já, na lista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eis o novo MacBook Pro, com uma faixa tátil no teclado
{{ noCommentsLabel }}