Já não vai haver carro autónomo da Apple

A Apple já não ambiciona produzir um carro sem condutor. A empresa terá repensado a ideia e, para já, vai apenas desenvolver software para os veículos, avançou a agência Bloomberg.

Esqueça o carro sem condutor da Apple — pelo menos para já. Se as fontes da Bloomberg estiverem certas, e costumam estar, a empresa já não ambiciona produzir o automóvel elétrico e autónomo, uma ideia conhecida internamente por Project Titan.

A empresa deverá focar-se agora em desenvolver apenas software, mais propriamente um sistema que lhe dê a flexibilidade de, por um lado, estabelecer parcerias com empresas que já estejam a produzir o carro e, por outro, poder desenhar o seu próprio veículo no futuro.

A Bloomberg cita “fontes familiarizadas com o projeto”, que referem que este reposicionamento da marca levou a centenas de despedimentos nos últimos meses. A equipa responsável pelo Project Titan teria cerca de mil trabalhadores: uns deixaram a empresa por vontade própria, outros terão sido despedidos e muitos terão ingressado outros departamentos na companhia norte-americana.

Alegadamente, a nova equipa do projeto terá de mostrar o que vale até ao final de 2017, altura em que os executivos da Apple deverão decidir o futuro da ideia.

Recorde-se que o Project Titan terá começado em 2014. Na base desta reestruturação estarão vários meses de instabilidade, com falta de consenso no que toca à estratégia a seguir, problemas com fornecedores, entre outros. Apesar das inúmeras notícias e fugas de informação, a marca nunca reconheceu oficialmente estar a trabalhar nesta ideia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já não vai haver carro autónomo da Apple

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião