Da Nissan à VW, até à Lamborghini. Ruas de Lisboa são cada vez mais palco das marcas para mostrar novos carros ao mundo

  • Rita Frade
  • 16 Junho 2018

Dos carros desportivos aos de luxo, são várias as fabricantes de automóveis que escolhem a capital portuguesa como "pano de fundo" para os anúncios publicitários que vão acelerar mundo fora.

Portugal está cada vez mais na moda. E não é só para os turistas. Há também grandes empresas (como a Google ou a Amazon) que escolhem o nosso país para instalar os seus centros tecnológicos, mas também para as fabricantes de automóveis, que veem até Lisboa (e não só) gravar os seus anúncios para mostrar ao mundo os novos modelos.

Hyundai, Nissan, Volkswagen, BMW e Mercedes-Benz, mas também marcas mais exclusivas como a Bentley, a Lamborghini e até a Ferrari, são apenas algumas das marcas que escolheram a capital portuguesa como “pano de fundo” para os vídeos promocionais das novidades que vão colocando no mercado.

Conseguem imagens espetaculares dos seus modelos, tirando partido da luz portuguesa de que tanto quem nos visita gosta, mas também acabam por dar a conhecer o país como destino para aqueles que ainda não descobriram este país à beira mar plantado.

SUV da Rainha de Inglaterra passou por cá

A Bentley escolheu Lisboa para gravar o anúncio do seu primeiro híbrido, o Bentayga Hybrid, um SUV que tem a particularidade de ser o carro da Rainha de Inglaterra, Isabel II. Aterrou na capital, mas não se ficou pelas ruas lisboetas.

Na campanha promocional que utilizou para mostrar o SUV ao mundo, percorre zonas como a Serra da Arrábida, em Setúbal, ou o Parque das Nações, em Lisboa, para mostrar o seu desempenho, em termos de consumo energético, à medida que a velocidade aumenta ou diminui.

Apresentado em março, no Salão Automóvel de Genebra, a marca descreve, no seu site, o Bentayga Hybrid como sendo o “primeiro híbrido de luxo, que representa apenas o início de uma viagem num mundo de veículos movidos a eletricidade“.

Mercedes-Benz lança o SUV. E filma o novo Classe A

A marca germânica lançou no início do ano um anúncio, inteiramente gravado em Lisboa, para promover aquele que tem sido um verdadeiro sucesso de vendas, o GLC 250d 4MATIC.

Para além de mostrar alguns dos monumentos da cidade, esta campanha internacional conta também com a presença de “atores portugueses como protagonistas”, refere a Mercedes-Benz.

A campanha, exibida tanto em televisão, como nas plataformas digitais, enaltece os principais atributos deste SUV, mesmo em cidade, em particular naquela que foi eleita melhor destino mundial para City Break, ou seja, para escapadinhas.

A fabricante alemã gostou tanto deste destino que não se ficou pelo SUV. Mais recentemente, foi “apanhada” a filmar o seu modelo mais pequeno, o Classe A, também em terras lusas.

A campanha ainda não chegou ao pequeno ecrã, mas já se tornou viral nas redes sociais. Isto porque a Audi Portugal decidiu partilhar uma foto em que se vê o novo modelo da marca da estrela em plena rodagem do anúncio com um SUV da rival alemã a servir de “tripé” para as “filmar as cenas mais exigentes”.

BMW troca as quatro pelas duas rodas, mas não a cidade

Porque nem só de automóveis vivem as marcas, também a BMW decidiu filmar um vídeo publicitário nas ruas lisboetas. Mas em vez das quatro rodas, ficou-se pelas duas.

Baixa Pombalina, Príncipe Real, Cais do Sodré, Ponte 25 de Abril, Chelas, Marquês do Pombal, Largo do Rato, as igrejas de Santa Engrácia e de Santo Estevão (ambas em Alfama), Basílica da Estrela ou o miradouro de São Pedro de Alcântara são algumas das zonas da capital pelas quais a scooter BMW C 400 X passa.

Hyundai passa por Lisboa com o Kauai, Kona nos outros países

A Hyundai também esteve na capital portuguesa a gravar o vídeo promocional do seu SUV compacto, modelo que noutros países se chama Kona, mas em Portugal mudou de nome: é o Kauai.

O novo crossover do segmento B, concorrente do Renault Captur e do Nissan Juke, andou a “passear” pelas ruas da baixa lisboeta e pela Avenida da Liberdade, terminando na rotunda do Marquês de Pombal.

Qashqai fala para o mundo em Lisboa. E com portugueses

Lisboa foi também o palco escolhido pela Nissan para gravar o anúncio do seu novo Qashqai.

A Ponte 25 de Abril é um dos ex-líbris que surge no vídeo promocional, que conta, ainda, com protagonistas portugueses.

Lançada no ano passado, para assinalar o seu décimo aniversário, esta versão atualizada do Qashqai apresenta um “novo design, novos interiores e novas tecnologias“, diz a Nissan no vídeo promocional.

Volkswagen:

A Volkswagen foi outra das marcas que escolheu Lisboa para mostrar o seu novo modelo ao mundo. E não foi um qualquer… trouxe aquele que passou a ser o topo de gama da fabricante alemã.

Em cerca de um minuto podemos ver o Arteon, sucessor do Passat CC, a percorrer várias zonas da capital, como a rotunda do Marquês de Pombal ou a Avenida da Liberdade.

O diretor geral da Volkswagen em Portugal, Licínio Almeida, disse, na altura do lançamento, que este automóvel “não vem só substituir o Passat CC“. É muito mais do que isso. O Arteon posiciona-se acima do Passat, ou seja, é o modelo de topo.

Furacão da Lamborghini fez “estragos” no Estoril

Portugal, Itália e França foram os países eleitos pela Lamborghini para gravar o anúncio do seu Huracán, nas suas três variantes: Coupé, Spyder e RWD.

Serra da Arrábida, Santa Apolónia, Parque das Nações e Autódromo do Estoril foram alguns dos locais por onde a Lamborghini passou para mostrar este superdesportivo. Se nas ruas da capital mostra as linhas, é na pista que chegou a fazer parte do circuito mundial da Fórmula 1 que o Huracán mostra o que é capaz de fazer.

A campanha, denominada “Driven by Instinct”, contou não só com o “pano de fundo” português, mas também com a participação de dois modelos de agências de publicidade portuguesas para o papel de condutores.

Ferrari Lusso em terras lusas

Parque das Nações e Rua do Ouro, na Baixa, foram algumas das zonas de Lisboa escolhidas pela Ferrari para gravar o anúncio de lançamento do seu novo modelo, o GTC4 Lusso. Mas, também não ficou por aqui.

A fabricante de automóveis italiana decidiu ir mais além e incluir, ainda, no seu vídeo promocional a Serra da Arrábida e o Cabo Espichel, em Sesimbra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da Nissan à VW, até à Lamborghini. Ruas de Lisboa são cada vez mais palco das marcas para mostrar novos carros ao mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião