5 coisas que vão marcar o dia

Quarta-feira no Parlamento é dia de audição do provedor da Santa Casa e de regresso dos incêndios ao plenário. BCE anuncia taxas de juro de empréstimos e Eurostat divulga estimativa da inflação.

A audição de Edmundo Martinho na Comissão de Trabalho sobre os contornos da entrada no Montepio pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa deverá centrar atenções, esta quarta-feira. Ainda no Parlamento, o CDS-PP vai interpelar o Governo sobre a preparação para a próxima época de incêndios. As autarquias — ou melhor, as suas contas — estão hoje sob a lupa, quando lá fora todos aguardam pelos dados da inflação na Zona Euro.

Provedor da SCML ouvido pela Comissão de Trabalho

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai ser ouvido, esta quarta-feira, pela Comissão de Trabalho e Segurança Social. Edmundo Martinho vai à Assembleia da República prestar “todos os esclarecimentos sobre os contornos da aquisição do capital social da Caixa Económica Montepio Geral” pela instituição que representa. No final do mês de março, a Santa Casa da Misericórdia confirmou a sua entrada no banco liderado por Carlos Tavares. Com a contribuição de outras misericórdias e IPSS, deverá investir 48 milhões de euros na compra de 2% do capital do Montepio.

Taxas de juro. Novo mínimo à vista?

O Banco Central Europeu vai anunciar, esta quarta-feira, as taxas de juro de empréstimos bancários (a particulares e empresas) e de depósitos nos vários países da Zona Euro. Numa altura em que a política monetária de Mario Draghi mantém a taxa diretora em zero, os juros cobrados pelos bancos nos financiamentos deverão continuar baixos. E as taxas oferecidas nos depósitos poderão fixar novos mínimos históricos.

Contas das autarquias vistas à lupa

O Conselho de Finanças Públicas divulga, esta quarta-feira, o relatório sobre as contas das autarquias de 2017. É a primeira vez que a entidade liderada por Teodora Cardoso apresenta uma análise às contas do poder local, debruçando-se sobre o último ano, que ficou marcado pela realização de eleições autárquicas.

Como anda a inflação?

O Eurostat avança, esta quarta-feira, a estimativa rápida relativa à inflação registada no mês passado, na Zona Euro. Em fevereiro, a taxa de inflação anual recuou para os 1,2% face aos 1,3% de janeiro. Se se mantiver esta tendência, este será o quinto mês consecutivo de alívio na subida dos preços. Em março, Mario Draghi garantiu que o programa de estímulos do BCE só irá terminar quando a inflação acelerar de forma sustentada.

CDS questiona Governo sobre incêndios

A sessão plenária desta quarta-feira vai ser marcada pela interpelação ao Governo preparada pelo CDS-PP sobre a “preparação da próxima época de incêndios”. No mês passado foi conhecido o Relatório de Avaliação dos Incêndios — encomendado pelo Governo a uma Unidade de Missão — no qual se enumeram várias lições para que os fogos de dimensões inéditas que deflagraram o ano passado em Portugal não se repitam. Entretanto Marcelo Rebelo de Sousa já salientou a importância desta matéria, referindo que ganhar as eleições passará pela vitória no combate aos incêndios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião