Moody’s: “Retoma modesta vai estabilizar bancos em Portugal”

Agência de rating mantém outlook estável para a banca portuguesa. Diz que bancos continuam frágeis, mas a tímida recuperação económica vai ajudar a estabilizar sistema.

Apesar de o sistema financeiro continuar “frágil”, a Moody’s manteve as perspetivas estáveis quanto à evolução do rating dos bancos portugueses por considerar que a “recuperação económica modesta vai continuar a ajudar” as instituições financeiras nacionais.

“O sistema bancário de Portugal continua frágil, mas a recuperação económica modesta vai continuar a ajudar na estabilização dos fundamentais de crédito dos bancos, embora a níveis bastante fracos”, referiu Maria Vinuela, analista daquela agência norte-americana.

A Moody’s prevê um crescimento económico de 1,1% em 2016 e 1,3% no próximo ano, não estando tão otimista quanto o Governo português, cujas previsões inscritas no Orçamento do Estado para 2017 apontam para um ritmo de expansão económica de 1,2% e 1,5%, respetivamente.

"O sistema bancário de Portugal continua frágil, mas a recuperação económica modesta vai continuar a ajudar na estabilização dos fundamentais de crédito dos bancos, embora a níveis bastante fracos.”

Maria Vinuela

Analista da Moody's

A agência diz que os indicadores de risco dos bancos portugueses estabilizaram, apesar do crédito malparado ter atingido 12% dos ativos. “Mas a Moody’s espera que o stock de ativos problemáticos continue elevado, tendo em conta as projeções de crescimento modesto”, sublinham os analistas.

Além disso, a retoma económica após a crise da dívida não foi suficiente para colocar o setor bancário num “caminho de rentabilidade sustentável”, o que leva a agência a antecipar que “os custos mais baixos do risco com a desaceleração na formação de empréstimos problemáticos podem ser compensado por ganhos mais baixos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s: “Retoma modesta vai estabilizar bancos em Portugal”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião