Novo Windows 10 chega amanhã. Vai permitir usar o telemóvel no computador

A Microsoft apresentou esta segunda-feira as novas funcionalidades da próxima atualização do Windows 10, que começa a chegar aos computadores esta semana. Descubra o que aí vem.

A nova atualização do Windows 10 vai chegar a milhões de dispositivos já a partir desta terça-feira, 8 de maio. Na conferência Build, que é o grande evento anual da Microsoft, a empresa apresentou uma série de funcionalidades que se propõem a levar o sistema operativo a um novo nível. Conheça as principais.

Telemóvel no computador

Por vezes, olhar para o ecrã do telemóvel enquanto está a trabalhar no computador pode ser uma distração. A Microsoft sabe isso e desenvolveu uma nova aplicação chamada “Your Phone”, que serve para espelhar o ecrã do telemóvel no ecrã do PC. Assim, passará a ter acesso às suas SMS, fotos e notificações diretamente no computador, sem ter de agarrar no telemóvel. Segundo o The Verge, as funcionalidades disponíveis dependem do tipo de smartphone que tem. Isto é, se é Android ou um iPhone.

Vai poder usar o seu telemóvel diretamente no ecrã do computador.Microsoft

Timeline do Windows 10

Para que não volte a perder-se nas tarefas, a Microsoft desenvolveu uma funcionalidade chamada “Timeline”. Trata-se de uma espécie de cronologia que mostra tudo aquilo em que o utilizador esteve a trabalhar nos últimos 30 dias. O objetivo é permitir que abra rapidamente uma aplicação ou documento recente, num local onde tudo estará organizado do mais recente para o mais antigo, de acordo com o El Confidencial.

Assistente de concentração

A Microsoft também esteve a fazer melhorias ao centro de notificações do Windows 10, onde aparecem as notificações de aplicações ou emails, por exemplo. Atualmente, só é possível definir horas em que o sistema não mostra qualquer notificação, graças ao modo “Horas de pausa”. Mas haverá um novo “assistente de concentração”, através do qual será possível silenciar só algumas notificações ou dar prioridade a algumas pessoas para que os alertas sejam mostrados mesmo que as notificações estejam desligadas.

Novas funcionalidades no Edge

Já lá vai o tempo em que o browser do Windows era o Internet Explorer. A Microsoft continua a dar trunfos ao Edge, a nova aplicação de acesso à web. Depois desta atualização do Windows 10, o aplicativo já é capaz de preencher formulários automaticamente, permite silenciar uma aba que esteja a emitir som indevidamente e tem um novo modo de impressão, para que possa passar para o papel mesmo aquelas páginas da internet que não estão preparadas para o efeito, segundo o El Confidencial.

Como atualizar?

As atualizações do Windows 10 são enviadas automaticamente para os computadores dos utilizadores, de forma gradual. Portanto, o mais certo é que o seu computador atualize sem que dê por isso. No entanto, pode tentar ir às definições do dispositivo, clique no botão “Atualizar e Segurança” e, depois, em “Procurar atualizações”. Se tiver sorte, a atualização começa a descarregar e acaba por ser instalada.

Mas atenção. Talvez seja boa ideia aguardar mais um pouco. Alguns utilizadores têm publicado queixas de que o sistema operativo não está 100% estável, pelo que o melhor é esperar que a Microsoft resolva eventuais problemas que possam surgir com a atualização. Boa sorte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Windows 10 chega amanhã. Vai permitir usar o telemóvel no computador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião