Clientes de pacotes de serviços de comunicações sobem mais de 6%

  • Lusa
  • 7 Maio 2018

Mais de 91,6% das famílias dispunham, no ano passado, de pacotes de serviços de telecomunicações, o que representa um aumento de 6,3% face a 2016, adianta a Anacom.

O número de clientes de pacotes de serviços de telecomunicações aumentou 6,3% no ano passado, face a 2016, para 3,74 milhões, divulgou, esta segunda-feira, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

De acordo com o relatório estatístico sobre pacotes de serviços de comunicações eletrónicas do quarto trimestre de 2017, “91,6% das famílias dispunha de serviços em pacote”.

Para o crescimento registado no ano passado “contribuiu o aumento do número de subscritores do pacote ‘quintuple play’ (5P), que constitui a oferta mais completa e mais complexa disponível no mercado atualmente, e que foi aquele que mais cresceu (8,9%)”, refere a Anacom.

Segue-se “o pacote ‘triple play’ (3P) com telefone fixo, banda larga fixa e televisão por subscrição, que aumentou 7,5% e, em menor medida, o novo pacote 2P com televisão por subscrição e banda larga móvel, que registou a adesão de 64 mil subscritores”, acrescenta o regulador.

Segundo a Anacom, “a modalidade de ofertas em pacote mais popular continuou a ser a oferta 5P, com 1,569 milhões de subscritores (42% do total), seguindo-se a modalidade telefone fixo, banda larga fixa e televisão paga, com 1,528 milhões de subscritores (40,9% do total)”.

Os pacotes convergentes, que são aqueles que incluem serviços prestados em local fixo e serviços móveis, “atingiram 1,76 milhões de subscritores, mais 10% do que no final de 2016, e já representam 47% das ofertas em pacote”, adianta a Anacom.

No final do ano passado, a Meo (Altice Portugal) tinha uma quota de 40,1% em termos de subscritores em pacote, seguida da NOS, com 38%, da Vodafone, com 17%, e do grupo Apax (Nowo/ONI), com 4,8%.

A Vodafone foi o prestador que mais aumentou a sua quota de subscritores durante 2017, 1,1 pontos percentuais, e a Meo o que captou mais subscritores em termos líquidos”, refere o regulador, adiantando que as receitas dos serviços em pacote atingiram, no ano passado, cerca de 1.766 milhões de euros, mais 4,9% do que em 2016″.

“As receitas de ofertas 5P representavam 57% do total”, acrescenta o regulador.

Por receitas, a Meo apresentava a maior quota, com 41,2%, seguida da NOS, com 40,4%, da Vodafone, com 15%, e da Apax, com 3,3%.

No ano passado, o tráfego de Internet de banda larga aumentou – 24,2% na banda larga fixa e 49,5% na banda larga móvel – e a percentagem de lares com mais de 100 canais de televisão subiu, mas diminuiu o número de lares com acesso a canais ‘premium’, refere a Anacom.

O tráfego de voz fixa em minutos caiu 11,5% devido às chamadas feitas pela Internet e o número de assinantes do serviço móvel aumentou 2,2%.

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