Banco de Portugal foi mais de mil vezes ao mercado para comprar dívida pública em 2017

Instituição liderada por Carlos Costa comprou 4,8 mil milhões de euros em dívida pública portuguesa em 2017. E o BCE comprou outros 1,7 mil milhões em obrigações nacionais.

O Banco de Portugal foi 1.029 vezes ao mercado em 2017 para adquirir títulos de dívida pública no âmbito do programa de compras de ativos do Banco Central Europeu (BCE). No total, a instituição liderada por Carlos Costa comprou 4,8 mil milhões de euros em dívida pública portuguesa. Mas as compras do banco central português ao longo do ano passado não se ficaram por aqui.

Dados do Relatório de Implementação da Política Monetária mostram que o Banco de Portugal adquiriu ainda 10,1 mil milhões de euros de títulos de dívida emitidos por entidades supranacionais — como é, por exemplo, o Mecanismo Europeu de Estabilidade.

De acordo com as regras, um banco central da Zona Euro pode comprar dívida de entidades supranacionais “caso se antecipe que deixe de existir dívida pública suficiente disponível de algum Estado-membro”. Foi o que aconteceu no ano passado.

Além do Banco de Portugal, também o próprio BCE adquiriu títulos de dívida pública portuguesa em 2017. Foram comprados 1,7 mil milhões de euros em obrigações portuguesas pela instituição de Mario Draghi.

Estas compras foram realizadas no âmbito da política monetária menos convencional que o BCE foi implementando nos últimos anos, com o objetivo de animar a atividade económica na Zona Euro, tendo lançado programas de compras de ativos como o PSPP e o APP.

“O Banco de Portugal executou, desde o início, a compra de dívida do setor público português”, relata a instituição. “No final de 2017, a carteira de títulos adquiridos no âmbito do APP e registados no balanço do Banco de Portugal representava cerca de 44 mil milhões de euros“, adianta ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal foi mais de mil vezes ao mercado para comprar dívida pública em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião