Risco de incêndio retira milhares de Lime de circulação nos EUA. Empresa faz “testes diários” em Portugal

Um defeito de fabrico na bateria das sua trotinetas elétricas levou a Lime a retirar milhares de veículos das ruas dos EUA. Inicia agora testes diários às restantes scooters, também em Portugal.

A Lime pode ter posto Lisboa a andar de trotineta, mas nem tudo está a correr sobre rodas à empresa norte-americana. Um defeito de fabrico em algumas das suas scooters elétricas levou à retirada de circulação de milhares de veículos, nos Estados Unidos, e à implementação de testes diários de diagnóstico, nos restantes mercados, incluindo no português. Além disso, está suspenso o programa de juicers.

De acordo com a Lime, em agosto, foi identificado um defeito em algumas das trotinetas que podia levar à combustão lenta das baterias e até, em alguns casos, a incêndio. Nesse contexto, a empresa, em conjunto com a Segway Ninebot (fabricante dos veículos afetados), desenvolveu um software para identificar as scooters defeituosas, que foram retiradas de circulação.

“Infelizmente, apesar dos nossos melhores esforços, recentemente recebemos uma queixa não confirmada de que outro modelo da Segway Ninebot pode também ser vulnerável a falhas na bateria. Estamos a investigar”, acrescenta, no entanto, a empresa.

Assim, ainda que se mantenha confiante na qualidade dos modelos mais recentes das suas trotinetas elétricas, a Lime decidiu tomar duas medidas para garantir a “segurança da comunidade e do público”.

Em primeiro lugar, serão iniciados testes diários de diagnóstico a todos os veículos presentes nos mercados em que a empresa opera, incluindo o português, “para monitorizar o estado da bateria e a sua eficiência”.

Em segundo lugar, a Lime decidiu suspender o programa de juicers, que permitia aos cidadãos recolher todas as noites os veículos para os carregar durante a noite. Em Portugal, a empresa já contava com mais de uma centena de juicers.

De notar que, segundo a empresa, apenas 0,01% da sua frota foi comprometida, não tendo sido “posta em risco a segurança dos utilizadores, em nenhum momento”.

A Lime chegou a Lisboa no início de outubro com 200 a 400 scooters elétricas. Ao ECO, o diretor-geral da empresa para Portugal garantiu, na altura, que ainda este ano o serviço deverá chegar ao Porto, Aveiro, Braga e Sintra.

Criada em janeiro de 2017, a Lime foi uma das pioneiras no serviço de partilha de bicicletas e trotinetas elétricas. Por isso, nos últimos meses, tem conseguido chamar a atenção de nomes tão sonantes do mundo da tecnologia como o da Google e o da Uber, empresas das quais tem mesmo conseguido financiamento e apoio.

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