Há três eleições do próximo ano. Saiba em que dias Portugal vai a votos

Marcelo Rebelo de Sousa quis já definir o calendário político de 2019. Com três eleições à porta e o último OE aprovado, o Presidente sabe que os partidos já estão em campanha.

O Presidente da República marcou esta sexta-feira a data das eleições regionais na Madeira e das eleições legislativas, ambas em 2019. Com esta informação fica completo o calendário eleitoral para o próximo ano.

A 26 de maio, os portugueses são chamados a escolher os deputados para o Parlamento Europeu. Em alguns países da União Europeia, as eleições decorrem antes, um calendário que começa a 23 de maio.

A 22 de setembro, será a vez dos eleitores da Região Autónoma da Madeira votarem para o Governo Regional. A data foi conhecida esta sexta-feira e evita que a campanha eleitoral para as legislativas decorra em cima da campanha para a escolha dos deputados da Assembleia Legislativa Regional da Madeira.

A 6 de outubro, os portugueses vão de novo às urnas para escolher os deputados à Assembleia da República, de onde sairá o próximo Governo. Em 2015, as legislativas foram dois dias antes. Umas eleições em que a coligação Portugal à Frente foi a mais votada, mas que a 10 de novembro, uma coligação entre PS, Bloco de Esquerda, PCP, Verdes e PAN. As sondagens atuais são ao PS a vitória, mas sem maioria absoluta.

Com o último Orçamento do Estado da legislatura já aprovado no Parlamento e a perspetiva de três eleições num ano, Marcelo Rebelo de Sousa quis antecipar ao máximo a fixação das datas para as eleições. O Presidente tinha antecipado em agosto que os partidos já estavam em clima de campanha. Os decretos que oficializam as datas das legislativas e regionais serão publicados “oportunamente no ano que vem”, revela a nota da Presidência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há três eleições do próximo ano. Saiba em que dias Portugal vai a votos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião