Itália revê meta do défice de 2019 para 2,04%

O Governo italiano propôs esta quarta feira ao presidente da Comissão Europeia uma nova meta para o défice de 2019, depois de Bruxelas ter chumbado a proposta de Orçamento.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, apresentou ao presidente da Comissão Europeia esta quarta-feira uma nova meta para o défice de 2019. Os números revistos pelo Executivo italiano colocam agora a fasquia do défice em 2,04% do PIB, cumprindo assim as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, avança a Bloomberg.

Bruxelas tinha chumbado a proposta de Orçamento do Estado italiana, considerando-a excessivamente expansionista e em clara violação das regras europeias. O braço-de-ferro entre as autoridades italianas e europeias poderá estar assim a chegar ao fim.

Conte apresentou os números a Jean-Claude Juncker na véspera do conselho europeu que se realiza amanhã em Bruxelas. A Bloomberg tinha avançado horas antes que o primeiro-ministro ia apresentar uma nova meta do défice de 2%, citando um responsável do Tesouro italiano, evitando assim sanções financeiras contra o país.

O anúncio da recomendação de abertura de um procedimento por défice excessivo a Itália com base na dívida, feito ainda em novembro pelo comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, e pelo comissário responsável pela pasta do Euro, Valdis Dombrovskis, não surpreenderam ninguém, nem mesmo o Governo italiano, que vinha sendo reiteradamente alertado por Bruxelas para o desvio flagrante das regras do Pacto. A Comissão recomenda uma correção do défice estrutural de 0,6% do PIB, o Governo italiano apresentou nos planos orçamentais para 2019 um agravamento do défice estrutural de 1% do PIB.

Os sinais de que as negociações estão a caminhar para bom porto têm-se vindo a multiplicar. O próprio Moscovici já tinha sublinhado, à entrada para a reunião do Eurogrupo em Bruxelas, a 3 de dezembro, que notou uma mudança de tom no Governo italiano, que abriu a porta a um “verdadeiro diálogo” sobre o plano orçamental italiano para 2019. E reconheceu que havia “algumas propostas a pairar no ar”, que vão “no caminho correto”.

(Notícia atualizada às 18h29 com a versão oficial do valor do défice)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália revê meta do défice de 2019 para 2,04%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião