“Quadratura do Círculo” chega ao fim na SIC, prossegue na TVI. “É muito bom saber” que continua, diz Costa

  • ECO e Lusa
  • 25 Janeiro 2019

Num vídeo no Twitter, o primeiro-ministro diz que "é muito bom saber" que a "Quadratura do Círculo" vai continuar noutro canal. Fim seria "ameaça à qualidade da nossa vida democrática".

O primeiro-ministro considerou que o programa Quadratura do Círculo, emitido pela última vez na SIC Notícias esta quinta-feira, é essencial para o debate democrático, destacando-se ao longo dos anos pela qualidade e inteligência da discussão.

António Costa transmitiu esta posição sobre o programa no final de uma visita ao armazém “Ephemera”, Biblioteca e Arquivo José Pacheco Pereira, no Barreiro. E partilhou-a em vídeo na rede social Twitter:

Sem nomear qualquer canal de televisão, o líder do Governo observou depois que “é muito bom saber que, mesmo quando uma televisão entende que pode prescindir de um programa com a qualidade da Quadratura do Círculo, há outra televisão que percebe que dar-lhe continuidade é muito importante para a qualidade da nossa democracia”.

“Não há democracia sem debate político. E o debate político, para dar vida à democracia, tem de ser inteligente e com qualidade. A Quadratura do Círculo — não falo do tempo em que lá estive para não ser suspeito — é seguramente o espaço mais inteligente, mais competente e de maior qualidade de debate que existe em Portugal”, acrescentou.

Sobre a sua presença neste programa, António Costa considerou que aquilo que mais o marcou “foi a relação pessoal que se estabeleceu” entre os diferentes participantes nesse espaço de debate, “sem prejuízo das diferenças que havia em termos de pensamento”. “Mas é isso que enriquece o programa”, acrescentou.

A SIC Notícias decidiu deixar de emitir o programa de comentário político para apostar em “novos formatos”. O programa foi depois disputado pela RTP e pela TVI, e deverá continuar a fazer parte do panorama televisivo nacional, na antena da estação privada de Queluz de Baixo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Quadratura do Círculo” chega ao fim na SIC, prossegue na TVI. “É muito bom saber” que continua, diz Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião