Juízes vão ter plataforma digital para facilitar gestão dos megaprocessos

Os juízes vão passar a ter acesso aos megaprocessos que têm em mãos através de uma aplicação, de forma a facilitar a organização da prova e do próprio processo penal.

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) assinou esta terça-feira o “Protocolo para utilização gratuita da Aplicação SIIP”, que vai possibilitar aos juízes portugueses terem acesso aos megaprocessos que têm em mãos através de uma aplicação, de forma a facilitar a organização da prova e do próprio processo penal.

O SIIP, isto é, o Serviço Integrado de Informação Processual, é uma aplicação informática que nasceu da iniciativa de um juiz e de dois agentes da PSP para facilitar a organização das provas e do processo penal. Os juízes poderão agora utilizar este sistema para estudo e para preparação de grandes volumes de informação, estando um auxiliar informático disponível sempre que necessário.

António Joaquim da Costa Gomes, juiz de Direito no Juízo de Instrução Criminal de Aveiro, o agente da PSP António Soares da Costa, perito informático, e o agente da PSP Ernesto José Ribeiro de Sousa uniram esforços no sentido de criar uma ferramenta digital que possibilitasse a organização, análise e apresentação da prova em processo penal.

“Com esta nova ferramenta o apoio à organização e a tramitação serão agilizados”, explica comunicado do Conselho Superior da Magistratura.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juízes vão ter plataforma digital para facilitar gestão dos megaprocessos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião