EDP cai mais de 1%. Energia trava ganhos em Lisboa
A EDP abriu a sessão a cair mais de 1%, depois de ter apresentado uma queda nos lucros de 2018. O setor energético está a pressionar a bolsa portuguesa, que soma ganhos com a ajuda da Nos.
A bolsa de Lisboa abriu em alta ligeira numa manhã de ganhos para a generalidade das praças europeias. O bom desempenho das ações da Nos e dos CTT está a puxar pelo índice, mas a desvalorização da EDP no rescaldo da apresentação de resultados anuais pressiona o desempenho do PSI-20.
Numa altura em que o Stoxx 600 avança 0,5%, o índice português avança 0,16%, para perto dos 5.191,49 pontos. A Nos continua a valorizar depois de apresentar uma subida de 16% nos lucros, para 141,4 milhões de euros, e ganha 1,11% esta terça-feira, com as ações a valerem 5,445 euros. Também os CTT contribuem para os ganhos, com uma subida de 0,72%, para 2,796 euros cada título.
Mas o destaque da sessão é o setor energético, e pela negativa. Um dia depois de apresentar uma queda dos lucros de 2018 na ordem dos 53%, para 519 milhões de euros, a EDP arrancou as negociações com uma queda expressiva.
Os títulos abriram a derrapar 1,10%, para 3,233 euros, neste que é o dia em que o presidente executivo, António Mexia, vai apresentar um plano que contempla a venda de ativos e o reforço nas renováveis — dois dos pilares do plano estratégico que foi proposto pelo fundo ativista liderado por Paul Elliott Singer.
Também a Galp Energia está a condicionar o desempenho do PSI-20. A petrolífera portuguesa recua 1,02%, para 14,055 euros, uma desvalorização que acontece depois de o JPMorgan ter cortado o preço-alvo da empresa de 15,5 euros para 14 euros, com recomendação negativa.
(Notícia atualizada pela última vez às 8h36)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP cai mais de 1%. Energia trava ganhos em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}