5 coisas que vão marcar o dia

O Dia Mundial do Consumidor fica marcado por dados do turismo, das despesas dos Estados europeus e do crédito ao consumo. A agência de rating Standard and Poor's avalia a dívida portuguesa.

A dívida portuguesa volta a estar em destaque com uma nova avaliação do rating da República, que poderá resultar num upgrade, após as 21h. Ao longo dia, serão conhecidos dados económicos da atividade turística e da concessão de crédito ao consumo em Portugal, bem como da inflação na Zona Euro. A Bolsa de Turismo de Lisboa abre também ao público, após dois dias dedicados apenas a promotores.

Standard & Poor’s poderá rever rating português em alta

Portugal volta a estar, esta sexta-feira, no radar das agências de notação financeira. A Standard & Poor’s avalia a dívida portuguesa após o fecho do mercado norte-americano, sendo que a agência coloca o rating de Portugal atualmente em BBB-, com outlook positivo, ou seja, um nível acima do limiar do ‘lixo’. Na última avaliação, em setembro do ano passado, a Standard & Poor’s subiu o outlook para positivo, o que “reflete a possibilidade de um upgrade se a desalavancagem privada e pública avançarem ao nível das melhorias na estabilidade financeira” pelo que existe a expectativa que este passo seja dado.

Crédito ao consumo arranca o ano em alta?

A concessão de crédito ao consumo tem acompanhado o contexto de recuperação económica que leva as pessoas a sentirem-se mais disponíveis para assumirem compromissos financeiros perante a banca, apesar dos alertas que têm surgido relativamente ao risco que poderá decorrer de uma elevada exposição ao endividamento. No ano passado, foram disponibilizados 7.354 milhões de euros, um aumento de 10% face ao verificado em 2017 para máximos desde 2013. Esta sexta-feira, o Banco de Portugal irá divulgar novos dados do crédito ao consumo relativos a janeiro, que vão permitir perceber se o arranque de 2019 mantém a tendência do ano passado.

Eurostat confirma desaceleração da inflação na Zona Euro

O Eurostat divulga esta sexta-feira dados do índice de preços no consumo da Zona Euro e da União Europeia (UE) em fevereiro, que deverá confirmar a estimativa rápida, conhecida no início do mês. Apesar de a inflação ter acelerado para 1,5% (mais 0,1 pontos percentuais que em janeiro), a inflação subjacente travou para 1%, contra 1,1% no mês anterior. O indicar seguido pelo Banco Central Europeu (BCE) é divulgado depois de, na semana passada, a instituição liderada por Mario Draghi se ter mostrado mais pessimista sobre a economia e subida dos preços da região, o que gerou uma queda nas ações e fuga para ativos-refúgio.

Turismo em destaque, nos dados e na BTL

O ano passado foi um recorde para Portugal no que diz respeito ao número de turistas estrangeiros a visitarem o país. Foram 12,76 milhões, mais 0,4% que no ano anterior. Esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar novos dados da atividade turística do país, em janeiro. No mesmo dia, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) abre ao público em geral, após dois dias dedicados apenas a operadores. A organização espera mais 70 mil visitantes na 31ª edição do evento, que irá decorrer até domingo, em Lisboa.

Governo celebra Dia Mundial do Consumidor

Esta sexta-feira comemora-se ainda o Dia Mundial do Consumidor e espera-se a divulgação de uma série de estudos sobre o assunto, incluindo no domínio da energia ou comunicações. A Direção-Geral do Consumidor organiza com a IMS Universidade Nova uma sessão de apresentação dos resultados de um estudo sobre a política de defesa do consumidor em Portugal. A abertura ficará a cargo do ministro-Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e o encerramento do secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião