Jony Ive de saída da Apple? Afinal, não

Correram novos rumores de que o homem que desenhou o iPhone poderia estar de saída da Apple. Mas quem lançou a ideia já veio clarificar: "Não é nada disso."

Conhece Jony Ive? Com 49 anos, é o diretor de design da Apple desde o ano passado. Foi ele quem desenhou os mais icónicos produtos da marca, do iPod ao iPad, do MacBook ao iMac, incluindo, claro, o iPhone. Já foi premiado com diversas distinções e, com uma fortuna avaliada em 130 milhões de dólares, levou a Forbes a questionar-se se não terá, afinal, o melhor emprego do mundo?

Porém, durante a semana correram rumores de que poderia estar de saída. Jony Ive, a mente por detrás do sucesso de todos os principais produtos da Apple. O homem que poderia ser presidente executivo da empresa, sentar-se na cadeira de Tim Cook, mas que não o quis, por preferir trabalhar no design.

Os rumores começaram na sexta-feira da semana passada, quando o influente blogger John Gruber, no podcast “The Talk Show”, afirmou ter ouvido dizer que Ive já não estaria “diretamente envolvido no desenho dos produtos” da marca. Segundo Gruber, o executivo da Apple estaria agora focado noutros projetos de arquitetura para a sede e para as lojas da empresa.

Foi o suficiente para fazer tocar as sirenes entre os entusiastas. A suportar o rumor, uma árvore de Natal. Sim, uma árvore de Natal que desde domingo enfeita a entrada do Hotel Claridge, em Londres, desenhada nada mais, nada menos do que… por Jony Ive. Mais: recentemente, a Apple lançou um álbum de fotografias intitulado Designed by Apple in California, em homenagem a 20 anos de produtos da marca, desenhados sobre a chancela de Ive.

Só que a saída de Ive já é alvo de mexericos há bastante tempo. O rumor desta semana, com todas as peças que pareciam encaixar na perfeição, ganhou outra dimensão e chegou, uma vez mais, à imprensa especializada. Agora, John Gruber, cujas declarações desencadearam tudo isto, já veio clarificar o que queria dizer: “Também ouvi de fontes bem colocadas que na Apple que não é nada disso. Ive tem dedicado muito do tempo e atenção à arquitetura, mas cada aspeto de cada produto novo continua debaixo do seu olhar atento”, avança.

E termina de forma determinante: “Jony Ive continua tão ligado ao desenho dos produtos como sempre.As novas declarações vieram, assim, acalmar o ‘pânico’ entre os fãs da Apple.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jony Ive de saída da Apple? Afinal, não

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião