5 coisas que vão marcar o dia
Será conhecida a execução orçamental até fevereiro. Portugal vai fazer uma operação de troca de dívida, a segunda do ano. No Parlamento, Carlos Costa vai ser ouvido pela comissão de inquérito à CGD.
Nesta quarta-feira serão conhecidos os valores da execução orçamental até fevereiro deste ano e também dados relativos à avaliação bancária das casas. No Parlamento, a comissão de inquérito à CGD vai ouvir o atual governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. Já nos mercados, Portugal vai fazer a segunda operação de troca de dívida do ano, e a Sonae Indústria revela as contas de 2018, depois de já ter avisado que o fecho de uma das fábricas vai pesar nos resultados.
DGO revela a execução orçamental
A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga nesta quarta-feira a síntese de execução orçamental até fevereiro de 2019. O ministro das Finanças antecipou que as contribuições sociais e a receita dos principais impostos nos dois primeiros meses do ano estão muito acima do que estava projetado, apesar da desaceleração da economia. Mário Centeno indicou que as contribuições sociais até fevereiro deste ano estão a crescer 7%, acima do que tinha sido projetado para o Orçamento do Estado de 2018 e também para 2019.
Carlos Costa é ouvido no Parlamento
Depois da audição da Comissão Parlamentar de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) aos auditores da EY, responsável pela auditoria aos atos de gestão do banco público entre 2000 e 2015, chega esta quarta-feira a vez de o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, ser ouvido. As audições desta comissão tinham o início marcado para mais cedo neste mês, mas foram adiadas devido ao volume da documentação entregue. Os deputados receberam mais de duas dezenas de pastas com documentação variada sobre a vida da CGD nos últimos anos.
Portugal faz segunda operação de troca de dívida do ano
Portugal vai fazer esta quarta-feira uma oferta de troca de Obrigações do Tesouro (OT), na qual a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai comprar títulos com maturidade daqui a três anos e, em troca, vender OTs que vencem dentro de 11 anos. O montante não é ainda conhecido. Alongar os prazos das maturidades da dívida portuguesa tem sido uma das estratégias de gestão do IGCP. É a segunda operação de troca de dívida este ano, depois de um leilão de troca a 31 de janeiro, que permitiu ao país adiar para 2028 o reembolso de 700 milhões de euros em títulos que venciam já no próximo ano.
Sonae Indústria apresenta resultados de 2018
A Sonae Indústria vai divulgar as contas do ano passado. A empresa teve lucros de 22,6 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2018, registando uma subida de 8% face ao período homólogo. No entanto, a Sonae Indústria já alertou os investidores que vai registar uma forte quebra nos resultados do final do ano passado devido ao reconhecimento de uma imparidade avultada, de oito milhões de euros, com o encerramento da fábrica que detém em parceria com a LaminatePark na Alemanha. O incêndio na Tafisa Canada também vai pesar nas contas.
Avaliação das casas vai renovar máximos?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica nesta quarta-feira o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, referente a fevereiro deste ano. A avaliação dos imóveis está em ascensão há 22 meses, e arrancou o ano a bater um novo máximo. O valor médio da avaliação bancária fixou-se em 1.226 euros por metro quadrado em janeiro, um aumento de 0,5% face a dezembro e de 6,3% em termos homólogos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}