O que faz uma diretora de sustentabilidade? A AllianzGI tem uma

  • Ricardo Vieira
  • 3 Junho 2019

“Estar na vanguarda do investimento sustentável tornou-se um fator competitivo hoje”, diz Beatrix Anton-Groenemeyer a primeira Chief Sustainability Officer do grupo.

Com formação em direito, começou a carreira em investimento bancário, Beatrix Anton-Groenemeyer foi nomeada Chief Sustainability Officer para a Allianz Global Investors, onde trabalha há quase duas décadas como Global Head of Product Specialist Fixed Income — cargo que vai continuar a ocupar durante um período de transição.

Na nova posição, Beatrix não tem só a cargo a sustentabilidade do grupo como é responsável por desenvolver a narrativa e o posicionamento dos produtos financeiros que integram fatores Ambientais, Sociais ou de Governo das Sociedades (ESG – environmental, social and governance) e Investimentos socialmente responsáveis (SRI – socially responsible investment), assim como pela coordenação da representação do setor e por garantir a construção adicional de oferta sustentável.

“A AllianzGI tem sido pioneira em investimentos sustentáveis estabelecendo uma pesquisa dedicada ao ESG há quase duas décadas, quando o assunto parecia ser um nicho para muitos no setor financeiro”, diz Beatrix, explicando que há cada vez mais empresas que “esperam uma abordagem responsável e um engajamento ativo que vá além dos retornos de investimento”.

Para o CEO Andreas Utermann, “a capacidade da AllianzGI em melhorar os resultados de investimento dos clientes, adotando uma abordagem holística da sustentabilidade, é um princípio essencial (…). Esta nomeação sublinha o quão seriamente encaramos a sustentabilidade e como pretendemos permanecer na vanguarda do investimento ativo.”

Beatrix Anton-Groenemeyer foi nomeada Chief Sustainability Officer para a Allianz Global Investors, onde trabalha há quase duas décadas.AllianzGI

A Chief Sustainability Officer sabe que “estar na vanguarda do investimento sustentável tornou-se um fator competitivo hoje. Permite uma visão de 360.º para melhor entender o risco e as oportunidades das empresas. Também nos ajuda a identificar líderes de sustentabilidade, ou seja, empresas que atendem às expectativas de hoje, respeitando e compreendendo a responsabilidade pelas gerações futuras. Os nossos clientes tornaram-se mais exigentes e esperam de nós, como um gestor de ativos, incorporar totalmente o investimento sustentável”.

O grupo tem atualmente 535 mil milhões de euros em ativos sob a sua gestão, desses 118 mil milhões já têm ESG integrado, 22 mil milhões são investimentos dedicados ao SRI e 6 mil milhões são investimentos de impacto.

Além da nomeação de Beatrix Anton-Groenemeyer, a empresa nomeou também Marie Navarre como analista sénior de SRI. Vinda da Amundi (empresa francesa de gestão de ativos), onde era analista ESG desde 2009 e cobria setores como metalurgia, minérios e setor público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que faz uma diretora de sustentabilidade? A AllianzGI tem uma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião