Metade das remunerações pagas no mundo vão para 10% dos trabalhadores mais bem pagos

  • Lusa
  • 4 Julho 2019

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, quanto maior a pobreza num país, maior é a desigualdade salarial.

10% dos trabalhadores que auferem os salários mais altos recebem quase metade das remunerações pagas em todo o mundo, revela o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) esta quinta-feira apresentado.

A OIT alerta para que quanto maior a pobreza num país, maior é a desigualdade salarial e indica que 20% dos trabalhadores com salários mais baixos (cerca de 650 milhões) recebe menos de 1% das despesas laborais mundiais, num mercado global onde o salário médio mensal dos 10% mais ricos é de 7.475 dólares e dos 10% mais pobres não ultrapassa 22 dólares.

“Os 10% mais pobres teriam que trabalhar três séculos para ganhar o mesmo que os 10% mais ricos num ano”, exemplificou o economista do Departamento de Estatística da OIT Roger Gomis.

Por países, o relatório indica que os menos desenvolvidos são os que apresentam maior concentração salarial nas partes mais altas da tabela, sendo nações como a RD Congo, Costa do Marfim, Libéria, Níger ou Uganda os mais desiguais, já que 10% dos trabalhadores mais ricos concentram entre 70% e 80% do total de salários pagos.

O relatório compara dados pré e pós crise (com estatísticas de 2004 e 2017), ainda que segundo a metodologia usada haja diferentes conclusões sobre se a Grande Recessão trouxe ou não maior desigualdade salarial.

Em termos absolutos, parece indicar que a desigualdade reduziu-se, já que a riqueza concentrada dos 10% de trabalhadores mais ricos passou de 55,5% para 48,9%.

Segundo os analistas da OIT, isto deveu-se principalmente ao crescimento económico de duas potências emergentes com grandes populações, como a China e a Índia, até tal ponto que quando não se têm em conta os dados destes dois países os dados de 2004 e 2017 não variariam.

Por outro lado, se o cálculo se ponderar dando maior peso às economias com maior Produto Interno Bruto (PIB), os resultados são muito diferentes e revelam em contrapartida uma maior desigualdade atual em relação a meados da década passada.

Tendo em conta esta ponderação, 20% dos trabalhadores que recebem salários mais altos teriam passado de concentrar 51,4% das remunerações em 2004 para 53,5% em 2017, enquanto as classes média e baixa sairiam a perder. Os cerca de 20% dos assalariados que se encontram na parte mais baixa da tabela passariam de ganhar 3,9% do total em 2004 para apenas 3,5% em 2017, enquanto 60% da metade da tabela baixaria de 44,8% para 43% naqueles 13 anos.

“Na realidade, a desigualdade das remunerações a nível nacional está a aumentar”, adverte a OIT no relatório, inclusivamente em países “com sucesso” depois da crise, como a China ou a Índia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metade das remunerações pagas no mundo vão para 10% dos trabalhadores mais bem pagos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião