Ficaram colocados 24 mil professores. Listas nunca saíram tão cedo

A um mês do início do ano letivo, as listas de colocação de professores já estão publicadas na DGAE. Nunca a publicação desta informação aconteceu tão cedo, garante o Governo.

O ano letivo 2019/2020 só arranca no próximo mês, mas já se conhecem as listas de colocação dos professores. Esta é a primeira vez que esta informação surge publicada no portal da Direção-Geral da Administração Escolar com tanta antecedência, garante o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues. No total, foram colocados 24.000 docentes, entre professores do quadro e professores contratados.

“Isto permite aos docentes conhecerem mais cedo as suas colocações e, assim, terem mais tempo para se prepararem para o início das aulas“, explica o Ministério da Educação, em comunicado. Na opinião do Executivo de António Costa, este é mais um passo para que os agrupamentos de escolas e as escolas não agrupadas tenham “melhores condições para o arranque do ano letivo”.

As listas que foram conhecidas esta manhã dizem respeito não só à mobilidade interna (docentes do quadro), mas também à colocação inicial (docentes contratados). No primeiro ponto, foram distribuídos cerca de 1.700 horários completos e cerca de 400 horários incompletos. Os restantes 13.000 professores mantiveram a colocação as escolas onde lecionaram no ano letivo 2018/2019.

Além disso, foram colocados 300 docentes em ausência de componente letiva, valor “significativamente baixo quando comparado com os anos anteriores”. Esses professores serão depois colocados prioritariamente nas reservas de recrutamento.

No que diz respeito à contratação inicial, foram colocados 8.600 docentes. Destes, 5.400 em horários completos, dos quais 2.200 são renovações de contratos. “A manutenção das colocações dos docentes do quadro e a renovação dos contratos dos docentes contratados são um inequívoco sinal de uma maior estabilidade do sistema”, sublinha o Ministério de Brandão Rodrigues.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ficaram colocados 24 mil professores. Listas nunca saíram tão cedo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião