Como tornar as segundas-feiras mais produtivas?

Más línguas dirão que as segundas-feiras são o dia mais difícil da semana. Mas há formas de fazer com que o primeiro dia pós fim de semana seja mais produtivo. Basta mudar a perspetiva.

A segunda-feira é, geralmente, o dia menos desejado do calendário semanal. Além de representar o fim do descanso do fim de semana, marca o início de uma semana de trabalho. Mas há formas de encarar as segundas-feiras de forma mais positiva, tornando-as mais produtivas.

Segundo um estudo da empresa de recrutamento norte-americana Robert Half, nos EUA, a segunda-feira é considerado o dia mais produtivo da semana. Se não é o seu caso, a revista norte-americana Fast Company revela alguns truques que o vão ajudar a mudar a perspetiva sobre as segundas-feiras.

  • Comece a semana na sexta-feira…ou no domingo

Os especialistas defendem que o planeamento das tarefas pode aumentar a produtividade. No final da semana, tire algum tempo para organizar o local de trabalho e crie uma lista de prioridades para segunda-feira de manhã. Se preferir, pode organizar esta lista no domingo à noite. O autor do livro Get Organized! Time Management for School Leaders, Frank Buck, refere-se às segundas-feiras como “um mini primeiro dia de escola”, porque os primeiros dias de aulas exigem geralmente alguma preparação. O mesmo deverá acontecer com as segundas-feiras, defende Buck.

  • Trate as segundas-feiras como se fossem o dia 1 de janeiro

Para quem procura “resoluções de ano novo”, o primeiro dia do ano está cheio de energia e intenções. Assim, prepare-se para a segunda-feira como se prepararia para começar um novo ano: com entusiasmo e energia. Planeie, organize o seu dia, leve para o trabalho uma refeição saudável para começar bem a semana, e considere o primeiro dia da semana como “um novo começo.”

  • Preserve as horas mais produtivas do dia

Para a maior parte das pessoas, a manhã é a altura do dia com maior produtividade. Assim, é essencial salvaguardar essas horas para conseguir aproveitá-las da melhor maneira. Como? Evitando emails, reuniões e demasiada conversa com colegas durante as horas do dia que considera mais produtivas. Conclua as tarefas mais urgentes e tire proveito da altura do dia em que é mais produtivo, defende Julie Morgenstern, consulta norte-americana, autora do best seller do New York Times “Organizing from the Inside Out”.

  • Limite as reuniões no primeiro dia da semana

Não marque reuniões importantes nas manhãs de segunda-feira. Reserve o primeiro dia da semana para ver e responder a emails. Assim conseguirá dedicar-se às suas tarefas com mais prioridade e aproveitar o momento mais produtivo do dia, se for o caso. Se não for possível desmarcar todas as reuniões para segunda-feira, tente agendá-las para a tarde, mais perto do final do dia, aconselha Julie Morgenstern.

  • Organize o tempo

Para conseguir gerir bem o tempo, principalmente no primeiro dia a semana, é fundamental perceber exatamente a quantidade de tarefas que consegue incluir num dia. A ciência defende que as pessoas conseguem concentrar-se durante 90 minutos, antes de precisarem de uma pausa. Se organizar o dia, vai conseguir dedicar o tempo necessário a cada uma das tarefas que tem planeadas.

  • Registe o sucesso

A autora Julie Morgenstern sugere ainda que faça um registo das atividades diárias e dos respetivos resultados, pois é uma forma de não perder o foco nos objetivos. Por exemplo, depois de uma manhã produtiva, faça uma revisão das tarefas concluídas e tente identificar as razões que a tornaram tão produtiva.

  • Cuide de si

Se está ansioso, ou nervoso, com um trabalho importante que ainda não terminou ou com as várias reuniões que vai ter ao longo da semana, tente mimar-se. A caminho do trabalho, compre o seu café ou batido favorito, para se sentir recompensado. Pode também personalizar o seu local de trabalho e torná-lo mais vantajoso para si. Oiça a sua música preferida ou, se tiver um escritório só para si, acenda o seu incenso favorito.

Acima de tudo, mantenha o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, pois é uma forma de encarar o início da semana de forma leve e tranquila. Se terminou as férias, regresse ao trabalho com um espírito positivo. Se a sensação de insatisfação com o trabalho continuar, tente compreender os sintomas e perceba o que tem de mudar na sua vida profissional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como tornar as segundas-feiras mais produtivas?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião